Ser ou Fingir eis à Questão?
Quando falamos em hipocrisia, logo nos vem a cabeça, cenas de enganação, má fé, trapassa ou coisas do gênero, o que nesse caso é bem verdade, mas a hipocrisia, não se resume simplesmente a pessoas tentando se aproveitar de outras, ou mascarando seus verdadeiros interesses e intenções. Com certeza seria muito fácil identificar um hipócrita dessa forma, observando suas atitudes, e seus esforços em mostrar uma realidade da qual não existe, ou uma verdade da qual ele não deseja que se torne explícita, verdade esta que muitas vezes o desfavorece.
Ao contrário do que pensamos a mesma vai muito além da ocultação do que original, ela muitas vezes está mais perto do que pensamos, pois quando tentamos a todo custo agradar os outros, mesmo que para isso tenhamos que deixar de ser o que somos, ou mudar nossa própria identidade diante dos demais, não é isso hipocrisia?
Vemos todos dias pessoas, sem identidade própria, vivendo como camaleões ambulantes, tentando a todo custo mostra o que não são, mas não para se promover própriamente dito, mas com a intenção de agradar a uma determinada pessoa querida ou admirada por esta. Pessoas assim vivem aterrorizadas consigo, tremem só de pensar em mostra-se para aqueles dos quais convivem, se sentem oprimidas, e obrigadas a criar um personagem próprio, e incenar uma vida da qual não possui se torna a única alternativa aparentemente viável, e fazem tudo isto, por medo de não serem aceitas, ou mesmo de serem julgadas e tachadas de diferentes, ou fora dos padrões. Por que não mostra quem somos verdadeiramente? Por que não apresentarmos aos outros nossas reais inteções? Ao invés de nos martirizar com a crença de que iremos agradar a todos se nos enquadrarmos aos seus modelos...
Quando você se disponhe a agradar a todos ao seu redor, não estará mentindo somente para eles, mas estará mentindo para si mesmo, apresentando uma pessoa que não existe, um personagem fictício, criado nos parâmetros imposto pela sociedade, o que mais cedo ou mais tarde será desmerecido pela mesma, o que geralmente acontece com a maioria, são usadas e logo em seguida são descartadas por não haver mais espaço para elas. É bom deixar claro que quando falo de sociedade, me refiro não as pessoas e sim ao sistema, que se mantem com o intuito de escravizar o ser humano. Não importa o que façam para satisfazer os anseios dos outros, sempre irão querer mais exigir até o último momento, até não restar nada mais para oferecer, e todos os esforços anteriores, serão considerados como insuficiente, e sua vida considerada como inútil e sem valor aparente. Então não se deixe enganar, viva por modo digno, mas sobretudo, seja autêntico e sincero consigo mesmo e não se deixe ser escravizados por valores alheios, que muitas vezes não condiz com sua própria vida diária.