Como sair do casulo?
Quando uma pessoa está dentro de um casulo? Quando é pobre, quando é criança? Quando?
Uma pessoa ainda na infãncia tem a mente e a personalidade em formação, sua mente é um livro em branco. A educação recebida dos pais (ou a ausência dela), os amigos, professores, a TV, a rua e etc. é que vão escrever esse livro. Embora Deus nos dê liberdade de escolha, as outras pessoas, porém, não dão. Sendo assim, uma pessoa adulta nada mais é que o resultado de sua própria história de vida. Sua história não é, necessariamente, um fruto de escolhas.
Uma pessoa que nasceu em uma família de traficantes, bandidos e drogados, quais são suas chances de ser igual aos seus pais? Isso significa que escolheu esse caminho ou esse caminho foi imposto? Ele, com certeza, não conhece outra realidade.
Um garoto de seis anos que passa a ser molestado sexualmente por seu tio por anos a fio, na adolescência, haverá grandes chances que continue com esse hábito, pois isso já faz parte de sua vida, como adulto, neste caso, haverá grandes chances de se tornar gay. (nada contra, é só um exemplo)
Mas, neste caso, ele escolheu isso?
Se uma pessoa nasceu pobre, sua situação financeira será um grande problema, mas não o único, os outros problemas podem ser: solidão, inveja, ciúmes, ódio, traição, medo, insegurança, rejeição e muitos outros. Assim como haverá coisas boas, como: alegria, companhia, festas, família, amor, compaixão e etc.
Sua situação financeira é apenas o cenário de sua vida, mas não é sua vida.
O mesmo ocorre com o rico, pois sua situação financeira não será um problema, mas os outros problemas serão os mesmos do pobre, como: solidão, inveja, ciúmes, ódio, traição, medo, insegurança, rejeição e muitos outros. Assim como as coisas boas também serão as mesmas, como: alegria, companhia, festas, família, amor, compaixão e etc.
Sua situação financeira também é apenas o cenário de sua vida, mas não é sua vida.
O modo como cada um administra as coisas boas e seus problemas é que determinará sua felicidade.
Então, necessariamente, o pobre não está no casulo, assim como o rico não está fora dele.
Quem estará dentro de um casulo, então?
E, ainda, como saber qual é o ápice do desenvolvimento de alguém?
Por eu ser o resultado de tudo o que me ensinaram (bom ou ruim), então meus objetivos estarão enquadrados dentro daquilo que sou, por exemplo: se eu for um traficante, meus objetivos estarão no tráfico, vou querer me enriquecer e me tornar chefe do tráfico, esse será o meu ápice, mas enquanto for apenas "soldado" do tráfico, então estarei no casulo?
Seria esse o casulo?
Acredito que ainda não é essa a idéia.
Pra mim, o casulo é a nossa vida no modo em que está, agora (seja qual modo for). Sair do casulo significa repensar a própria existência e valores.
Jesus antes de começar seu ministério foi ao deserto orar. Moisés que teve educação de príncipe da maior potência mundial da época, ficou 40 anos no deserto como pastor de ovelhas, isolado, após isso se tornou o maior líder da história de Israel. O apóstolo Paulo, extremamente culto e membro do sinédrio (tribunal da época), imensa honra pra alguém tão jovem, após sua conversão, isolou-se por um tempo, após isso foi o maior personagem bíblico após Jesus.
Cada um deles teve um tipo de vida e educação, após um período de profunda reflexão, se tornaram algo completamente diferente do que eram.
Sairam do casulo e começaram a voar.
Mas para que isso ocontecesse, tiveram que mudar completamente sua visão de mundo, trocar uma mente moldada pela vida, por outra de sua própria escolha.
A Bíblia tem uma mensagem parecida, olhe só: Rm 12.2 "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Renovação do entendimento, esse é o segredo.
Não ter a forma (conformado) do mundo é outro segredo.
Pois a forma do mundo é a forma que nos é imposta. Afinal, "todo mundo" faz isso, "todo mundo" faz aquilo, "todo mundo" fala assim, "todo mundo" veste assim e etc. Se você não faz o que "todo mundo" faz é desprezado pela sociedade.
Assim, renovação do entendimento, a meu ver, é o modo de sair do casulo.
O casulo do traficante não é o fato de ser soldado do tráfico, mas é o próprio tráfico. Ou seja, deixar de ser traficante é sair do casulo.
Renovação da mente (valores e idéias), a partir de sua própria escolha, é sair do casulo.
Visite meu blog: http://pensadorlivre-bill.blogspot.com/