A JUSTIÇA DE DEUS E A SUA VINHA
 
Antoni BigCuore*
 
 
A liturgia de hoje está no Evangelho de Mateus, capítulo 20, versículos de 1 a 16: 

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha.

 
3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’.

5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’

 
 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’


9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’.


13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti.
 
15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.
Palavra da Salvação!. Glória a Vós Senhor!
 
Reflexão de A.BigCuore: Meus irmãos e minhas irmãs, bom dia! Vejam vocês que Deus é sempre justo e coerente!
Aos olhos humanos, pode parecer que Ele estaria sendo injusto com os trabalhadores da vinha. Entretanto, Ele lhes pagou exatamente conforme o combinado.
 
Talvez, tenha pago aos que chegaram bem tardinha o mesmo valor, por se tratar de trabalhadores fisicamente mais fracos. Não é lógico? E Deus, pode ter “raciocinado” e pago as mesmas moedas para aqueles que trabalharam o dia inteiro, por serem, presumidamente, mais fortes.
Ou não?
 
Aos olhos humanos, pode parecer uma injustiça!!! Mas não!
Deus é sempre justo e coerente e infitamente misericordioso!
 
Transportando para os dias de hoje, devemos pensar sempre em colocar os nossos TALENTOS à serviço da comunidade. Deus deu 1 talento para alguns, 5 para outros e 10 para outros também. Ele estaria sendo injusto com aqueles que lhes deu 1, em vista dos que tem 10? Não!
 
Reflitamos!. O mais importante, é não sentirmos INVEJA de ninguém!. Eu noto isto na vida em comunidade, sobretudo, nos grupos de canto, onde participo. Há sempre uma “pitada” de inveja, quando surge uma “voz” nova no grupo, “empanando” o brilho de alguém mais “velho” no grupo.
 
O mesmo pode se observar quando entra um funcionário novo na empresa e que tenha muito talento. A inveja rola solta, infelizmente!
 
Não fiquemos tristes por isto!. Devemos “copiar” os bons exemplos, dos bons líderes!
 
Jesus colocou o mais bronco de seus apóstolos como Chefe de sua Igreja: Simão Pedro, depois Cefas! Mas, por outro lado, Jesus deve ter observado o coração de Pedro, que era imenso, profundamente generoso, segundo a história da Igreja.
 
Sintetizando: vamos colocar nossos talentos, sejam poucos ou muitos, à serviço da comunidade eclesial. Isto é que importa e não façamos comparações! Bola pra frente!!!
 

(*)autor é Escritor,cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse e divulgue seu link evangelizador:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(texto inspirado em sp.sp. 18.08.2010, 4ª feira, às 8:41 hrs.)