Os dízimos e as ofertas
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha maior abastança” ( ML 03: 10)
Irmãos, muitas pessoas criticam a entrega do dízimo e das ofertas, dizendo que isso é uma forma de os pastores, bispos e líderes de Igrejas de tomar dinheiro do povo. Isso é o maior absurdo que eu já ouvi na minha vida. Está na Palavra de Deus que 10% do seu ganho é Dele. Logo, você não está dando, e sim devolvendo o que não te pertence.
Quando damos o dízimo e a oferta, sendo essa última segundo as nossas posses, nós estamos devolvendo o que é do Senhor e também fazendo um ato de caridade. Esse dinheiro é revertido para a manutenção das Igrejas, por exemplo. Todos gostam de ir a uma Igreja bonita, limpa, iluminada, mas isso não é de graça. Não é por que é uma Igreja que serve a Deus que a companhia de luz vai deixar de desligar o abastecimento de energia caso a conta não seja paga. Não é por que é uma Igreja que serve a Deus que o proprietário do imóvel vai perdoar o aluguel que não for pago. Outra forma de caridade é a ajuda que é prestada aos necessitados. Muitas Igrejas fazem assistência social a mendigos, doentes, resgatam pessoas em casas de meretrício, albergues e tantos outros lugares. Outra forma de caridade ainda é a divulgação do Evangelho através de programas de TV, rádio, panfletos, etc. Tudo isso ajuda a Palavra de Deus a ser levada a todos que ainda não A conhecem, mas isso tem um custo e, muitas vezes, a Igreja sozinha não tem como arcar com as despesas. Aí entram as ofertas e os dízimos dos que congregam e são fiéis ao Senhor.
Ninguém dá dízimo nem oferta aos líderes das Igrejas. Você está dando a Deus. Claro, infelizmente existem aqueles que se aproveitam e roubam duplamente, pois roubam a Deus e aos filhos Dele. Mas irmãos: essa pessoa que se entenda com Deus a seu devido tempo. O Senhor vê tudo, e vê também que a sua parte você fez, que foi ser fiel a Ele.
Ninguém compra benção e nem pedacinho do céu, isso não existe e Deus não cobra para abençoar ninguém. Deus também não precisa do seu dinheiro, por que Ele é o Deus da prata e do ouro. Mas ser dizimista e ofertante fiel é seguir a Palavra de Deus, por que isso está lá. Não adianta acreditar na Palavra quando é para buscar a cura ou um consolo. Temos que ser fiéis por inteiro, e os dízimos e as ofertas fazem parte dessa fidelidade.
Você não estará pagando nada aos pastores e nem a Deus por que, como eu já disse, Ele não precisa do seu dinheiro. Mas a sua oferta e o seu dízimo ajudam a manter a Palavra de Deus sendo pregada a toda criatura, levando vida, consolo e bênçãos a todos que precisam, como você, que já precisou, precisa e continuará precisando dessa mesma vida, consolo e bênçãos. Coloque-se no lugar do irmão que será beneficiado com o recebimento da Palavra, obra essa financiada por você.
Você estará sendo fiel a Deus, e Ele se agrada disso. E acredite: Ele te dará em triplo, como Ele mesmo diz. Se quiser ter certeza, leia o terceiro capítulo do livro de Malaquias inteiro. Lá, o Senhor te dirá o que você precisa saber.
Paz a todos.