CUIDADOR DE OVELHAS

O que é um pastor? Essa talvez seja uma pergunta muito simples para muitas pessoas, porém, as diversas respostas têm gerado controvérsias devido à postura que muitos líderes religiosos (sobre tudo de igrejas evangélicas) têm adotado ultimamente.

Possivelmente a primeira coisa que alguém dirá ao ler a pergunta que inicia este texto seja: pastor é o chefe da igreja evangélica. Ou ainda: é aquele que fica sentado nos lugares de destaques dos templos evangélicos. Alguém provavelmente dirá: pastor é aquele sujeito que usa paletó e gravata e que ganha muito dinheiro com os dízimos dos fiéis.

Embora as afirmações anteriores não reflitam a minha opinião sobre o conceito do termo “pastor”, não dá para fugir da dura realidade de que esse seja o pensamento de muitos. Enquanto isso, caro leitor, uma pergunta talvez esteja rondando sua mente neste exato momento. “Afinal, qual é o significado da palavra pastor?”

Pastor é um cuidador de ovelhas. Alguém que – com muita dedicação e esmero – alimenta, guia, protege, e se sacrifica por cada ovelha. Ele é capaz de arriscar a própria vida em favor de uma única ovelha só para que esta não se perca. Também, é oportuno destacar que pastor não maltrata ovelhas. Pastor não “mói” ovelhas, como alguns têm feito em algumas igrejas. Pastor não monta nas ovelhas como se elas fossem cavalos ou éguas. Pastor cuida!

Para confirmar as minhas palavras, basta que você leia o Salmo 23, onde Davi faz referência a Deus como Pastor; João 10:1-14, texto que apresenta Jesus como o Bom Pastor; 1 Pedro 5:1-4, em que o pastor é recomendado a cuidar do rebanho de Cristo. Essas referências expõem o zelo que o pastor tem com as ovelhas e indicam qual é o verdadeiro papel daquele que recebe do Senhor a chamada para ser o cuidador de Suas ovelhas.

Paz e algria a todos os pastores que se enquadram no perfil de cuidador de ovelhas. Desejo um ministério frutífero, uma vida de bênçãos e um aprendizado todo especial de como cuidar do rebanho do Senhor - nosso Sumo Pastor.