O orgulho e a inveja

“E, entrando Hamã, o rei lhe disse: Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada? Então Hamã disse no seu coração: de quem se agradará o rei para lhe fazer honra, mais do que a mim? Pelo que disse Hamã ao rei: O homem de cuja honra o rei se agrada, traga o vestido real de que o rei se costuma vestir, monte também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se-lhe a coroa real na sua cabeça; e entregue-se o vestido e o cavalo, à mão dum dos príncipes do rei, dos maiores senhores , e vistam dele aquele homem de cuja honra se agrada, e levem-no a cavalo pelas ruas da cidade, e apregoe-se diante dele: Assim se fará o homem de cuja honra o rei se agrada! Então disse o rei a Hamã:Apressa-te e toma o vestido e o cavalo, como disseste, e faze ainda isso com o judeu Mardoqueu, que está assentado à porta do rei, e coisa nenhuma deixe cair de tudo quanto disseste” (ESTER 06: 6-10)

Irmãos, eu sugiro que seja feita a leitura inteira desse capítulo do livro de Ester, por que ele fala claramente da inveja, um sentimento nocivo, que desagrada a Deus e eu deve ser evitado.

Hamã achava que o rei iria honrá-lo, por isso deu todas as sugestões de glória para quem agradasse ao rei. Ele sugeriu tudo isso achando que essas honras iriam para ele. Quando o rei disse que honraria o judeu Mardoqueu, ele engoliu toda a sua revolta e cumpriu as ordens do rei. Porém, após, ele foi embora enojado.

E o que Hamã sentiu? Dois sentimentos igualmente perigosos: o orgulho e a inveja. Orgulho por achar que ninguém poderia agradar ao rei mais que ele. Ele era O Superior, ninguém era páreo para ele. E inveja, por que queria estar no lugar do judeu, queria ter a honra que ele teve.

Irmãos, guardem seus corações da inveja e do orgulho. Ninguém é melhor do que ninguém, ninguém é superior a ninguém, todos nós somos iguais perante Deus. Todos nós somos irmãos em Cristo. Não podemos nos esquecer disso NUNCA. E não inveje o bem que alcança o seu semelhante. Se o seu irmão recebeu essa benção e você não, é por que ele mereceu e você não. Portanto, mude a sua atitude para ser tão abençoado quanto seu próximo. E outra coisa: Deus sabe o que faz. Se Ele deu essa benção a outro e não a você, algum motivo tem. Ou você não merece, ou Ele está te reservando algo maior, e melhor.

Confie em Deus, e alegre-se pelo sucesso do seu próximo, para que o seu sucesso seja tão grande ou até maior, pois em tudo somos mais que vencedores. Está na Palavra de Deus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 05/08/2010
Código do texto: T2420539