Obedecei aos Vossos Pais

Honra ao teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êx 20:12

Independente de serem nossos pais ou não, as pessoas mais velhas deve sempre ser ouvida pelos mais jovens, pela experiência de vida que eles têm. Quando Moisés desceu ao Egito enviado por Deus quem primeiramente ele procurou para que tivesse credito diante dos hebreus como um enviado do Senhor? Exatamente os anciãos dos filhos de Israel, diz assim o texto: Então foram Moisés e Arão, e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel. E Arão falou todas as palavras que o Senhor falara a Moisés, e fez os sinais perante os olhos do povo. E o povo creu, e ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição; e inclinaram-se e adoraram (Êx 4:29-31). A falta de sabedoria de Roboão que preferiu dar ouvido aos jovens e desprezou os conselhos dos anciãos terminou com a separação das tribos e o seu afastamento do reinado de Israel. Assim diz o texto: Quando todo o Israel veio a Siquém juntamente com Jeroboão que foi chamado, pois estava escondido no Egito por causa de Salomão, falaram ao sucessor de Salomão Roboão seu filho dizendo: Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos. E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia, e voltai a mim. E o povo se foi. E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos. Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado, e teve conselho com os mancebos que haviam crescido com ele, que estavam diante dele. E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs? E os mancebos que haviam crescido com ele lhe falaram, dizendo: assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivias de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou dum jugo, ainda eu aumentarei o vosso jugo: meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. 1Rs 12:4-11 Com essa atitude Roboão causou a separação entre as tribos e todo o Israel chamou Jeroboão para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel e ninguém seguiu à casa de Davi senão somente a tribo de Judá. A violência urbana, seja no transito, seja da criminalidade descontrolada, e toda a onda de violência entre as pessoas manifesta nos assassinatos, chacinas e toda a sorte de dano à vida humana são conseqüências que fizeram vitimas que ambicionaram coisas erradas. Em Pv 6:20-23 está escrito: Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe. Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando deitares, falará contigo. Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei uma luz e as repreensões da correção são o caminho da vida. Conta-se uma história que uma menina disse ao pai: “Viu papai eu arrumei o quarto como o senhor mandou” e o pai olhou o trabalho e como recompensa lhe deu um sorvete. Mas a verdadeira recompensa é a aprovação do pai, o sorvete é apenas um enfeite. Na epistola do apostolo Paulo aos Colossenses 3:20 está escrito: Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor. Você que é filho lembre-se que ao obedecer aos seus pais você está prolongando os seus dias na terra, além de estar agradando primeiramente a Deus e com certeza alegrando o coração do seu pai e da sua mãe. E no dia em que se comemora o dia dos pais lembre-se que o presente que eles receberão de vocês será apenas um enfeite, o verdadeiro presente que eles gostariam de receber é a obediência naquilo que eles lhe ensinam. Amem!!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 05/08/2010
Reeditado em 10/08/2011
Código do texto: T2420481
Classificação de conteúdo: seguro