O Orgulho e a Humildade

Por que os ensinamentos de Jesus não são revelados aos sábios e prudentes?

O conhecimento das verdades de ordem moral e metafísica, exigem uma certa predisposição interior, sensibilidade e amor, pois as leis divinas falam ao coração. É assim que todos podem conhecer, mas nem todos podem compreender. O orgulho é a venda que lhes tapa os olhos. Que adianta apresentar a luz a um cego? (ESE, Capítulo VII, item 10).

O Reino de Deus anunciado pelos Espíritos não ressoa nos Espíritos orgulhosos, envaidecidos do saber mundano e que se julgam prudentes e doutos perante os homens, mas aos simples e pequeninos, ou seja, ao pobre de Espírito e que têm consciência de sua pequenez perante Deus.

Cite uma passagem do Evangelho sobre a humildade e uma sobre o orgulho.

orgulho "Nenhum sinal será dado a esta geração adúltera e infiel" (Mt 12:39).

humildade "No caso da pobre viúva que depositou no gazofilácio a única moeda que possuía, aprecia-se a mais viva demonstração de humildade e desprendimento das coisas terrenas (Mc 12:41-44). Ela, em sua pobreza, animada do verdadeiro senso de humildade, achou que era o seu dever auxiliar aqueles que necessitam mais do que ela.

Interprete a passagem da antiga rainha da França, narrada no Evangelho.

O Evangelho Segundo o Espiritismo insere a comunicação de uma antiga rainha da França que, no mundo espiritual, após deixar o corpo físico, surpreendeu-se ao ver muitos homens e mulheres que ela considerava pequenos e desprezíveis, estarem desfrutando de um grau evolutivo muito superior ao dela. (ESE, Capítulo II, item 8).

Bibliografia: ESE, Capítulo VII, itens 7 a 12).

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 31/07/2010
Código do texto: T2411043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.