Caracteres, Divisão e Conhecimento da Lei Natural
O que se deve entender por Lei Divina ou Natural?
A Lei Natural é a Lei de Deus; é a única necessária à felicidade do homem (LE, 614). Por Natural entende-se a Lei que se funda no direito natural, comum a todos os homens e não por cultura, convenção. Por Natural entende-se a Lei deduzida também da natureza humana, que se funda sobre a luz natural: a razão.
Por este princípio, a Lei Natural é a Lei de Deus (LE, 614), percebe-se uma identidade de origem das leis com Deus. Pelo princípio: a Lei de Deus é eterna e imutável como o próprio Deus, estabelece-se uma identidade de Natureza entre Deus e suas leis. A lei de Deus é perfeita e imutável, pois Ele é a própria perfeição.
Onde está escrita a Lei Divina?
A Lei divina está escrita na consciência dos próprios homens, uma consciência inata que reflete sobre si e a lei de Deus. Todos a possuem imanente em si mesmos, qual lembrança intuitiva e que tende a revelar-se à medida que o Espírito se depura. Esta imanência da Lei Divina nos homens consiste na própria marca do obreiro na sua obra, ou seja, a própria essência divina na criação.
A Lei Divina é a mesma para todos?
Sim, é a mesma para todos. Todos podem conhecê-la, mas nem todos a compreendem, para conhecê-la importa uma certa elevação de sentimentos, uma certa maturidade interior, mas compreendê-la implica em identificar-se com ela. O conhecimento da Lei Divina é equivalente ao grau de evolução do Espírito.
Bibliografia: LE, 614 a 628, 647 e 648.