Jeremias: Deus conosco
“Não temas diante deles; por que eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor” (JR 01:08)
Quantas vezes, em nossas vidas, passamos por situações que nos fazem tremer na base? Quantas vezes tememos uma pessoa que nos quer mal e que pode nos prejudicar? Quantas vezes tememos uma doença? Quantas vezes tememos uma situação que pode ser constrangedora ou então decisiva para o bem e para o mal?
A pergunta a ser feita é essa: nós, que cremos em Deus e que fomos comprados com o sangue de Jesus Cristo, devemos temer? A resposta é: NÃO.
Mas, façamos outra pergunta: nós, que cremos em Deus e que fomos comprados com o sangue de Jesus Cristo, tememos? A resposta é: SIM.
Meus irmãos, Deus nos diz que não devemos temer, pois Ele estaria ao nosso lado. Ele nos daria força, coragem, nos inspiraria e nos daria a direção correta para sermos bem sucedidos. O problema que se apresenta é a nossa comunhão com Deus e nossa confiança Nele, e esse problema pode ser dividido em duas partes.
A primeira parte do nosso problema é: nós andamos com Deus? Nós praticamos a Palavra dele, para estarmos sob a benção e a proteção Dele? Irmãos, eu já disse isso aqui, mas direi novamente: Deus não tem compromisso conosco, ele tem compromisso com a Palavra dele. Se nós andamos na Palavra Dele e cumprimos seus estatutos e mandamentos, a promessa Dele se estende a nós. Por isso, precisamos sempre estar dentro da Lei de Deus, meus irmãos. Façamos um paralelo com nossos filhos. Quando nossos filhos fazem algo errado, algo que é proibido, algo que não é certo e, depois, nos pedem algo, nós damos? Não, por que ele não pode ser recompensado por ter burlado as regras. A mesma coisa acontece com Deus. Se Ele pôs estatutos e mandamentos para seguirmos (para o nosso bem, diga-se de passagem), e nós não seguimos, estamos fora da Palavra Dele. Logo, como podemos reivindicar algo, irmãos? Não tem sentido nenhum cobrar de Deus e dizer que Ele está errado. Os errados somos nós.
A segunda parte do nosso problema: nós confiamos realmente em Deus? Irmãos, como já disse e repeti aqui milhares de vezes, Deus não é homem para que se arrependa ou minta. Está na Bíblia. Nós ficamos preocupados com as coisas, é normal, são coisas da vida que vivemos, mas não podemos, em instância nenhuma, nos desesperarmos, por que o desespero é a prova da falta de fé. Se Deus prometeu que estaria conosco, Ele estará conosco. Aliás, Ele está. O fato das coisas não saírem exatamente como queríamos não quer dizer que Ele nos abandonou, mas que dessa maneira será melhor para nós. Irmãos, Deus é todo bondade, todo perdão, todo prudência e sabedoria. Ele sempre sabe o que é melhor para nós, mesmo que na hora não entendamos. Mas nunca, NUNCA, devemos dizer: “Deus me esqueceu”, “Deus não me ouve”, “Deus não me ajuda”. Nunca devemos dizer isso, por que isso não agrada a Ele. Isso é ingratidão e não devemos ser ingratos com Deus, por que Ele nos ama incondicionalmente. Além disso, grande parte das vezes em que nos metemos em confusão, se tivéssemos pedido humildemente a direção de Deus, poderia ser diferente. Irmãos, nós devemos dizer: “Senhor, o que eu faço? Dá-me a direção certa”, e Ele nos ouvirá.
“E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; por que eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar” (JR 01:19).
Ele nunca nos desampara. Deus guerreia nossas guerras, irmãos, e está na Palavra Dele: se Ele luta conosco, não é para perder, por que ninguém é mais poderoso que Deus, ninguém. Não se esqueçam disso.
Paz a todos.