Suicídio e Loucura
Quais as principais causas do suicídio e da loucura?
A incredulidade, a simples dúvida quanto ao futuro, as idéias materialistas, são os maiores incentivadores do suicídio: eles produzem, a frouxidão moral (ESSE, Cap. V, item 16). A loucura, representa, em muitos casos, a consequencia de erros humanos, principalmente quando tem por origem os vícios degradantes que afetam a fé, solapando as convicções mais íntimas. Em outros casos, a loucura pode ser provocada por influência de atuação de Espíritos vingativos que pretendem um ajuste de contas de vidas pretéritas. Muitos desses casos devem-se à atuação de Espíritos desencarnados que não sabem perdoar.
O suicídio, assim como a loucura, pode ter como causa ainda o uso desenfreado do álcool, o que conduz à insensatez e inconsciência das atitudes.
Qual a situação dos suicidas no plano espiritual?
Muito aflitiva e perturbadora.
Compare os pontos de vista do materialista e do espírita, com relação à idéia do suicídio.
De acordo com o ponto de vista materialista, o suicídio poderia por fim ao sofrimento, indecisões, amarguras, segundo o espiritismo, o Espírito foge de um mal para cair em outro ainda pior, mais demorado e mais terrível; o suicídio é um obstáculo à reunião, no outro mundo, com as pessoas de sua afeição, que lá espera encontrar.