Idiotismo e Loucura

Qual a causa espiritual da loucura?

De acordo com a Doutrina Espírita, deve-se esclarecer as causas, tanto da idiotia quanto da loucura, vão além de questões meramente físicas patológicas; são, por princípio, o reflexo da Lei da Causa e Efeito. Portadores de tais anomalias, esses Espíritos são aqueles que comprometeram-se moralmente em vidas passadas e que agora sofrem as consequências de seus desvios, por absoluta impossibilidade de manifestarem-se por meio de seus órgãos mal formados.

Quais as causas materiais da loucura e da idiotia?

Anomalias patogênicas do cérebro, podendo ter como causa orgânica o traumatismo craniano, meningite entre outros. No caso da idiotia, existe uma inibição do cérebro, causada por lesões ou estímulos acima de sua capacidade de absorção.

Pode haver casos de loucura sem que haja necessariamente lesões cerebrais?

Segundo o Dr. Bezerra de Menezes, no Livro A Loucura sob novo Prisma, existem casos de desequilíbrio sem que haja necessariamente causas materiais, ou seja, lesões nos órgãos ou no cérebro. Aqui, somente a Doutrina Espírita pode explicar, pois trata-se de atuação fluídica de Espíritos desencarmados sobre a mente do Espírito encarnado. Esses casos caracterizam-se por uma das formas de obsessão.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 20/07/2010
Código do texto: T2390171
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.