Influência do Organismo
A matéria não é mais que o envoltório do Espírito, como a roupa é o envoltório do corpo, se por um lado o exercício das faculdades depende dos órgãos que lhe servem de instrumento, por outro lado, essas faculdades são enfraquecidas pela densidade da matéria, qual um vidro opaco que limita a irradiação da luz.
Os órgãos são os instrumentos da manifestação das faculdades da alma. Essa manifestação está subordinada ao desenvolvimento e ao grau de perfeição dos respectivos órgãos, como a excelência de um trabalho à excelência da ferramenta (LE, pergunta 369). Deste modo, para que o Espírito encarnado torna-se um dever zelar pela boa preservação do corpo físico, mantendo-o a salvo de vícios ou excessos de qualquer natureza que possam restringir a liberdade de expressão do Espírito. Temos que manter os pensamentos positivos, o equilíbrio mental, para a manutenção da saúde do corpo, pois o Espírito precisa deste corpo para continuar a evolução.
Não há necessariamente uma relação entre o desenvolvimento do cérebro e as faculdades morais e intelectuais, pois não são órgãos que lhe dão faculdades, mas as faculdades que impulsionam o desenvolvimento dos órgãos (LE, pergunta 370).