Quem é independente de Deus?
“A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na sua alta morada,que diz no teu coração: Quem me derribará da terra?” ( Obadias 1:3)
A soberba consiste em achar-se auto suficiente, em achar que não depende-se de ninguém. Isso, por si só, já é muito triste, por que esse tipo de gente frequentemente acaba sozinha.
Pior ainda quando essa soberba chega até Deus. Irmãos, se nós pudéssemos viver absolutamente sozinhos e totalmente independentes, cada um moraria na sua própria ilha deserta. E tanto é impossível essa completa independência que as pessoas que sofrem um acidente e, por algum motivo, acham-se isoladas por muitos dias, correm sério risco de surtar.
Imaginem a pessoa que tem uma soberba tão grande a ponto de achar que não precisa de Deus! Que pode medir forças com Deus. Que pode se esconder de Deus e que Ele não tem poder para o vencer. Irmãos, é no mínimo ridículo.
Nas pessoas que não acreditam em Deus encontramos, geralmente, dois sentimentos parecidos: o orgulho e a soberba. O orgulho, que o impede de se dobrar, de se humilhar perante o Senhor, como está nas Escrituras (“Humilhai-vos perante a potente mão do Senhor”). O orgulhoso não consegue admitir se submeter a alguém. A soberba, o outro sentimento, faz com que as pessoas achem que simplesmente não precisam de Deus.
Irmãos em Cristo, esses sentimentos destroem e são idiotas. Idiotas por que são falsos. E imagino eu a cara e o coração do orgulhoso e do possuidor da soberba quando derem-se conta do papel ridículo que fizeram e do tempo que perderam, por que quem anda com Deus é mais feliz.
Paz a todos.