Vida Espírita - A escolha das Provas

O Espírito pode escolher provas muitos rudes e uma existência repleta de percalços, a fim de apressar a sua evolução, no estado errante, antes da nova existência corpórea, o Espírito tem consciência e previsão do que lhe vai acontecer durante a vida. Ele mesmo escolhe o gênero de provas que deseja sofrer; nisto consiste o seu livre-arbítrio. Cabe, a cada um de nós avaliar bem as provas que estamos passando, compreendê-las, para podermos tomar atitudes para modificar a situação. A consciência trará clareza do que devemos fazer. Modificações de ordem moral deverão ocorrer, sendo principalmente: perdão, amor e caridade.

O Espírito pode enganar-se quanto à eficácia da prova que escolher. Pode escolher uma que esteja acima de suas forças, e então sucumbe. Pode também escolher uma que não lhe dê proveito algum, como um gênero de vida ociosa e inútil. Mas, nesse caso voltando ao mundo dos Espíritos, percebe que nada ganhou e pede para recuperar o tempo perdido. (LE, pergunta 296).

Todos os Espíritos têm livre arbítrio na escolha de suas provas, com exceção dos Espíritos inexperientes, simples e ignorantes, não podem escolher uma existência com pleno conhecimento de sua causa e ser responsável por essa escolha, pois seu livre arbítrio ainda não se desenvolveu.Entretanto, à medida que vai evoluindo e que o seu livre arbítrio se desenvolve, tornando-se senhor de si, passa a tomar decisão por si mesmo; porém, se não aceitar os conselhos dos bons Espíritos, poderá cair em deslizes, comprometendo o seu processo evolutivo. Cabe aqui uma observação: Cada um de nós, nesta vida, devemos consultar a nossa própria consciência, para sabermos exatamente o que nosso Mentor Espiritual está nos dizendo. Só o AMOR puro e a emoção desse sentimento pode permitir a clareza.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 15/07/2010
Código do texto: T2379194
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.