Salmo 71: A esperança em Deus e a Mocidade
“Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és minha confiança desde a mocidade” (SL 71:5)
Irmãos, essa passagem nos mostra duas coisas bem interessantes e importantes. A primeira é a confiança em Deus.
Quantas vezes, no meio de uma situação complicada, nos desesperamos, nos perdemos e dizemos: “E agora?”. Perdemos o foco, tomamos decisões precipitadas, sem pedir a direção de Deus, simplesmente por acharmos que Ele esqueceu de nós e não ouve mais nosso clamor. Achamos que está tudo perdido, que não há mais para onde correr. Deitamos, nos escondemos na cama, na comida, na bebida, no cigarro, etc. Irmãos, isso é ter esperança em Deus? É esperar em Deus? É confiar em Deus?Claro que não.
Irmãos, nessas horas nos esquecemos de que nosso Pai é o maior de todos. Que Ele nos ama, e que não faz nada para o nosso mal. Se passamos por essa situação, pode ser por dois motivos: o primeiro, nós mesmos o procuramos. Como? Não seguindo a Palavra de Deus, fazendo coisas erradas, seguindo caminhos duvidosos, sabendo que algo é errado e pagando para ver, não pensando antes de tomar decisões, enfim, estando à parte do Senhor. O segundo motivo é a prova da nossa fé: nos momentos difíceis esperamos em Deus e confiamos de que Ele está na frente de tudo e que essa vitória é nossa ou tentamos afogar-nos no primeiro aquário que vemos pela frente?
O segundo ponto que tiramos desse versículo é referente à mocidade. Davi diz que ele confia e espera em Deus desde a sua mocidade. Mas, e a nossa mocidade? Confia e espera em quem? Nos ídolos? Nas drogas? Nas baladas? Nossa mocidade, quanto está diante de um problema, de uma chateação, não procura Deus, mas vai “esquecer” seus problemas nas baladas, afogar suas mágoas nas bebidas e “se encontrar” nos braços e beijos de outros, muitas vezes do primeiro ou primeira que passa na sua frente. É isso que queremos para a nossa mocidade?
Irmãos, pensemos nisso: queremos para nossos filhos, netos, sobrinhos, primos, amigos e até para nós mesmos, uma mocidade à La Davi, ou uma mocidade à beira da destruição?
Meditemos nisso, pois o tempo se aproxima.
A Paz de Deus esteja convosco.