Perturbação Espírita

É o fenômeno que ocorre no momento de transição da vida corporal para a espiritual. Nesse instante, a alma experimenta um torpor que paralisa momentaneamente as suas faculdades, neutralizando, ao menos em parte as sensações. Essa perturbação pode ser considerada o estado normal no instante da morte e durar por tempo indeterminado, variando de algumas horas a alguns anos, dependendo da evolução de cada um.

O conhecimento do espiritismo, aliado a prática da caridade, pode proporcionar um despertamento mais tranquilo no mundo espiritual.

O conhecimento do Espiritismo exerce uma grande influência na amenização da perturbação e até mesmo significativa redução desse período, porque o Espírito adentra essa situação conhecendo-a antecipadamente.

Não é igual para todos os Espíritos a perturbação após a morte, a perturbação espírita após a morte, a rigor nada tem de penosa para o homem de bem. É calma e serena, semelhante a um despertar tranquilo, ao contrário daquele cuja consciência encontra-se saturada de ansiedades e angústias.

Os casos de mortes violentas em que o Espírito se vê diante de uma situação peculiar surpreende-se, não crê que esteja morto mesmo vendo o seu corpo, e não compreende o por que dessa separação. Em morte coletiva, nem todos os que dela tenham participado se revêem imediatamente. Na perturbação, cada um vai para o seu lado e não se preocupa senão com aqueles que guarda interesses particulares.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 12/07/2010
Código do texto: T2374010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.