CATEQUESE QUERIGMÁTICA

Falar de querigma é falar de anúncio, de pregação, de tornar conhecida a boa noticia do Evangelho. Mas essa pregação não é mera transmissão de informações ou de dados distantes da vida, o anúncio querigmático tem o objetivo de suscitar a fé, apresentar um convite à conversão e manter o vigor da decisão tomada. Por isso já é possível entender que se trata de um anúncio diferenciado que brota do interior de quem anuncia e se destina ao interior de quem escuta.

Em nossa catequese enfrentamos a falta, em nossas crianças, de uma primeira experiência com Deus, antigamente a catequese acontecia já no seio familiar onde as crianças recebiam dos pais os primeiros ensinamentos de fé, talvez não se podia falar em ensinamento sistemático, mas se vivia um contato maior com a dimensão religiosa e a missão dos catequistas era a de aprofundar esse primeiro contato. A realidade atual nos faz enfrentar o desafio de suscitar em nossas crianças e adolescentes o contato com o amor de Deus e acompanha-los na decisão de seguir o Evangelho.

Por esse motivo a catequese precisa se transformar em anúncio querigmático, ser um discurso de impacto, que gere nos ouvintes a adesão à mensagem anunciada, que desperte o entusiasmo, a paixão por Deus e pelo seu Reino.

Se estamos falando de um anúncio que gera conversão não podemos esquecer que o mensageiro precisa ter feito experiência profunda do amor que anuncia. Não se trata de conhecimento apenas à nível de intelecto, pois não se trata de transmitir idéias, mas sim de anunciar uma pessoa: Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado que nos convida a segui-lo.

A atenção do catequista precisa se voltar não apenas à aquisição de novos conteúdos, é necessário estar atento à forma que anuncia, pois os ouvintes precisam sentir que a palavra transmitida é portadora de vida, que nasce de um contato real com o Evangelho. No entanto o catequista não está sozinho nessa desafiadora missão! Pois a ação do Espírito Santo o acompanha e move para que possa ser um fiel anunciador do Evangelho!

A realidade atual pede, com urgência, que nossa catequese se transforme em anúncio querigmático!

Embora a catequese seja um aprofundamento sistemático dos fundamentos da fé, ela precisa ser um espaço que favorece aos catequizandos, em todos os níveis, um mergulho no amor de Deus para que os conhecimentos adquiridos não se tornem meras informações de uma realidade distante que em nada lhe diz respeito.

Catequese e querigma! Uma relação que toca a vida. Uma mudança que precisa ser assumida com coragem e entusiasmo, tendo a certeza de que não estamos sozinhos, pois o Espírito Santo nos suscita e acompanha sempre.

Débby Pupo
Enviado por Débby Pupo em 12/07/2010
Código do texto: T2372747
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.