O Cristo Consolador - O Jugo Leve
Recorrendo ao dicionário, jugo significa sujeição, opressão, autoridade, domínio.
O jugo suave de Jesus é decorrente de ser manso e humilde de coração.
Cabe aqui fazer uma observação: nossa consciência é nossa maior opressora e o fardo ficará cada vez mais leve se seguirmos a orientação de Jesus.
Jesus quis passar o ensinamento de fé e esperança, para que os homens possam enfrentar as dificuldades encontradas na sua caminhada para sua evolução e aprimoramento espiritual.
Para enfrentarmos os percalços da vida (que são atraídos por nós mesmos, devido aos nossos pensamentos negativos, por falta de vigilância e de oração) são necessárias a fé (certeza de que nada irá atrapalhar o nosso desejo) e a esperança (ato de esperar o que se deseja). Quando se diz das Leis que regem o Universo (principalmente a Lei de Ação e Reação) dependendo do que fizemos nesta ou em outra vida, poderá demorar ou não, também dependendo da nossa capacidade de ampliação de nossa fé raciocinada e da evolução moral.
Porque sem fé e esperança, nos sentiríamos sem amparo e consolação em Jesus, e por isso devemos vigiar e orar, a fim de levarmos nosso fardo até à sua destinação.
Podemos tornar nosso fardo leve com aceitação, perdão, auto-perdão, coragem e determinação para modificar o que pode ser mudado, principalmente em nós mesmos.
Temos que saber suportar o peso do fardo que carregamos, submetendo-nos ao jugo suave definido por Jesus como sendo a observância das Leis de Deus, e dos ensinamentos contidos no Evangelho, adquirindo novas virtudes e, assim, aproximando-se mais do Criador, e crendo na vida eterna não nos faltará a fé na vida futura e confiança na justiça de Deus.