Perispírito

Perispírito é o laço que une a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito.

A origem do Perispírito vem do fluido universal de cada globo.

É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos, passando de um mundo para o outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa (LE, pergunta 90).

As propriedades do Perispírito:

a) Quanto à forma:

Expansibilidade e Flexibilidade: Pela sua natureza fluídica, semimaterial, o Perispírito submeter-se à vontade do Espírito, e é assim que ele se apresenta em sonhos ou no estado de vigília, podendo inclusive tornar-se visível e até mesmo palpável, por ser de extrema plasticidade, irradia-se para o exterior e forma em torno do corpo material uma atmosfera, que o pensamento e a força de vontade podem dilatar ou contrair.

Assimilação: O Perispírito tem a propriedade de assimilar os fluidos do ambiente. Se as emanações fluídicas são de boa natureza, o corpo recebe impressões salutares, se são más, a impressão é penosa.

b) Quanto à densidade:

Nos espíritos mais evoluídos sua natureza é menos densa, enquanto que nos Espíritos mais inferiores o Perispírito é mais grosseiro.

Penetrabilidade: É a faculdade que o Espírito tem, por meio do Perispírito, de entrar em qualquer ambiente. O mundo material não lhe apresenta obstáculos de qualquer espécie.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 08/07/2010
Código do texto: T2366697
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.