Meu Reino não é deste mundo
A réplica de Jesus a Pilatos: "Meu reino não é deste mundo" significa que não é deste mundo porque em seu reino impera o amor, a fraternidade e a mansuetude, muito diferente dos demais reinos materiais, onde prevalecem o orgulho, a intolerância, o egoísmo e a incompreensão.
O reino de Deus não está em lugar circunscrito, com demonstrações de poder ou força, nem aparecerá nesta ou naquela Nação, porque está impresso no íntimo de cada pessoa e esta só ficará consciente disto a partir do seu amadurecimento espiritual.
A relação do texto acima com a reforma íntima seria que para termos consciência do verdadeiro reino de Deus em nós, será necessária uma gradativa reforma íntima, substituirmos valores antigos por novos, utilizando inteligência (que todos temos) e fé raciocinada (que podemos desenvolver), que significa o enriquecimento espiritual que o homem conquistou na vida. É um novo estágio evolutivo, de acordo com a conduta voltada ao bem, o homem terá acesso ao reino de paz e amor por Jesus anunciado.