Propriedades da Matéria
Segundo a Ciência, a matéria encontra-se nos estados: sólido, líquido, gasoso, plasma e condensado Bose-Einstein.
De acordo com as descobertas da Física do Século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência. A concepção de matéria em oposição a energia que perdurava na Física desde a Idade Média, perdeu um pouco do sentido com a descoberta (anunciada em teoria por Albert Eisntein) de que a matéria era uma forma de energia.
Podem existir três estados de agregação da matéria, que variam conforme a temperatura e a pressão as quais submete-se um corpo.
O estado sólido, que é quando as partículas elementares encontram-se fortemente ligadas, e o corpo possui tanto forma quanto volume definidos.
O estado líquido, no qual as partículas elementares estão unidas mais fracamente do que no estado sólido, e no qual o corpo possui apenas volume definido.
O estado gasoso, no qual as partículas elementares encontram-se fracamente ligadas, não tendo o corpo nem forma e nem volume definidos.
Além dos três principais estados de agregação da matéria, há mais dois outros estados. Físicos do final do século XX demonstraram que existe um quarto estado, o plasma, no qual moléculas já não existem mais e os átomos se encontram desagregados em seus componentes. As temperaturas superiores a 1.000.000ºC, todas as substâncias encontram-se no estado de plasma.
Em 1925, Albert Einstein, juntamente a um físico indiano de nome Satyendra Nath Bose, previu que havia um quinto estado da matéria, que só manifestaria-se em temperaturas baixíssimas, próximas do zero absoluto, valor até então impossível de ser atingido, que equivale a -273,16ºC. O zero absoluto seria exatamente a temperatura de um corpo no qual todos os átomos tivessem parado de se movimentar. O quinto estado da matéria recebeu o nome de Condensado Bose-Einstein.
Segundo os Espíritos (L.E. pergunta nº 22)A matéria existe em estados que não conheceis. Ela pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que não produza nenhuma impressão em vossos sentidos, entretanto, será sempre matéria, embora não o seja para vós.
Há regiões em que a matéria encontra-se ainda em estado muito sutil e rarefeita.
O processo de constituição das formas materiais:
As múltiplas formas da matéria surgem a partir do Fluído Cósmico ou matéria primitiva, de cuja transformação originam-se os elementos químicos que compõem a natureza.
Átomos-moléculas-elementos-substâncias ou compostos e corpos.
Átomos que são agrupamentos de partículas: elétrons, prótons e nêutrons.
Moléculas que são agrupamentos de átomos unidos por ligações químicas.
Elementos são conjuntos ou aglomerados de átomos da mesma natureza.
Substâncias ou compostos compostas por um número limitado de moléculas.
Corpos: São porções limitadas da matéria.
As propriedades primárias da matéria são:
Impenetrabilidade, Extensão e divisibilidade.
Impenetrabilidade: dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
Extensão: todo corpo material ocupa um lugar no espaço passando a ter três dimensões (comprimento, largura e altura).
Divisibilidade: é a propriedade que tem a matéria a ser dividida, e que confere-lhe a condição de poder ser pesada.