Filipenses: A Caridade

“E peço isto: que a vossa caridade abunde mais e mais em ciência e em todo o conhecimento” (FL 01:9)

Na Bíblia há uma série de passagens que nos falam sobre a caridade. Por exemplo: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”, ou ainda a definição da verdadeira religião, que é “Visitar os órfãos e as viúvas”, ou seja, aqueles que não têm quem olhe por eles. Essa é mais uma forma de caridade.

E será que isso é por acaso? Obviamente, não. Pois Deus não faz nada “por acaso”. Aliás, o acaso nem existe para quem crê em Deus.

Irmãos, quando é dito: “Ame ao próximo como a ti mesmo”, é a forma mais clara e a instrução mais objetiva do mundo, e ela não permite erro. Por que, quer um termômetro mais eficaz que você mesmo? Você gosta que façam determinada com você? Você gosta de ouvir determinadas palavras? De passar por determinadas situações? Não. Ótimo! Então não faça isso com seu semelhante, por que você sabe o quanto dói.

Eu acho interessantes as pessoas que se dizem religiosas, tementes a Deus, que fazem jejum, participam de vigílias e tudo mais, mas não se compadecem ao ver uma pessoa pedindo uma esmola, passando fome, não se sentem tocadas em seus corações com tragédias como a do Nordeste e tantas outras mais. Como isso é possível? Como é possível ter Jesus como Salvador e Redentor e não seguir o que ele pregou a vida inteira?

Irmãos, deixemos de lado essa dureza de coração, esse individualismo, por que isso nos destrói.

Se fôssemos nós passando por uma situação delicada, triste, difícil, não quereríamos ser assistidos? E Deus por acaso nos nega assistência quando pedimos? Não, Ele pode não nos dar o que queremos naquela determinada hora, mas Ele nunca nos desampara. E, se não nos dá o que pedimos, é por que aquilo não seria o melhor para nós. Pois bem: então, quem somos nós para negar auxilio a alguém?

E quando digo auxilio, não diga apenas ajuda material, mas um sorriso, um abraço, uma conversa, um ombro amigo, TUDO ISSO é caridade, meus irmãos em Cristo, e isso todos nós podemos fazer. Podemos e devemos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 02/07/2010
Código do texto: T2354059