Espiritismo e Espiritualismo
Por Espiritualismo entende-se a doutrina filosófica, segundo a qual o Espírito constitui a substância de toda a realidade e que tem por base a existência de Deus e da alma. O Espiritualismo opõe-se ao Materialismo, para o qual a unica substância existente é a matéria.
Tanto o espiritismo quanto o espiritualismo opõem-se a idéia materialista.
Crêem na existência de algo que vai além da matéria. O Espírito constitui a substância de toda a realidade e tem por base a existência de Deus e da alma que (Espírito encarnado).
A Doutrina Espírita está plenamente identificada ao Espiritualismo, enquanto gênero a que pertence, mas quanto à especificidade vai mais além, na medida em que acrescenta-lhe os princípios básicos:Possibilidade de comunicação entre o mundo espiritual e o mundo material. Pluralidade de existências. A Pré-existência e imortalidade da alma. Justiça natural: penas e recompensas nada mais são que consequência natural de ações praticadas. Progresso infinito do Espírito.
O Espiritismo opõe-se ao materialismo na idéia de que tudo acaba com a morte. Já o Espiritualismo oferece mais condições de consolo devido a crença da continuidade da vida.