Fé ou a falta dela.
Fico a observar as vezes as pessoas. Embora não seja uma especialista no assunto, adoro observar as atitudes humanas, e escrever sobre elas. Augusto Cury disse em seu livro "Jesus o mestre dos mestres" uma frase muito bonita: "A ciência se cala quando a fé se inicia". Pois bem, vamos falar da fé humana, ou melhor, da falta de fé que nós humanos temos, mesmo quando acreditamos em alguma coisa. Vemos por exemplo, pessoas que são espiritualizadas, tem suas respectivas religiões, sejam elas quais forem, e acreditam em Deus, em Jesus, enfim, na força do amor que move o mundo. Acreditam sim, mas nem sempre tem fé. Eu quantas vezes estou nesse grupo? Pedimos a Deus algo, mas queremos do nosso jeito, e não confiamos que Deus fará o que for melhor. Por exemplo, pedimos um emprego novo, que as vezes não será bom pra gente, e ficamos chateados por não conseguir. Outras vezes, nos importamos demasiadamente com coisas que fogem ao nosso controle, justamente porque não está em nossas mãos. Um exemplo clássico: temos que decidir entre dois médicos a respeito de determinado procedimento cirúrgico. Criamos um problema, morremos de medo de morrer, e esquecemos que os médicos não curam, eles apenas ajudam nosso organismo a se curar. Como Cristãos, temos que ter fé que ele é um instrumento de Deus, e por isso, temos que escolher com o coração, porque o resultado independe do médico, depende da vontade e designo de Deus. Se não for o resultado que esperamos no final, falamos: "se tivesse feito com fulano..." seria a mesma coisa, porque por motivos que ainda não conhecemos, é isso que tinha que acontecer. "Olhai os lírios do campo, que não trabalham nem tecem, e nem Salomão vestiu-se como um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós seus filhos" Mateus, capítulo 6. Precisamos aprender a ter fé, a confiar de verdade, sem condições, e sem medo. E até mesmo aceitar algumas coisas, que não entendemos, porque como disse São Paulo em sua Carta aos Corintius no famoso capitulo 13, "agora vemos em partes". Que Deus Pai, Deus filho e Espírito Santo nos ajude a ter fé. Amém.