Interpretação da Bíblia 
 
     Ao se ler um texto seja ele grande ou pequeno, seja um conto ou um poema quando se faz uma interpretação cada leitor entende de maneira diferente, pois cada um, faz uma leitura segundo seu juízo. É importante ressaltar que estas diferentes interpretações não ocorrem apenas em relação à leitura, mas também a partir de imagens. 
 
     Pois bem, iniciei o texto com estas colocações para entrar num tema complexo e polêmico que a interpretação da bíblia. Todos sabemos que a bíblia que é uma biblioteca de livros divididos em antes e após Jesus. Uma biblioteca que narra a história de um povo durante vários séculos e sendo assim, cada qual narrado num contexto cultural, social, político e espiritual. 
 
     Na bíblia está todo um projeto de Deus desde do Antigo Testamento (livros escritos antes da vinda de Jesus), preparando um povo para receber Jesus como também o Novo Testamento que inicia com os quatro evangelistas e as cartas de Paulo e dos apóstolos, onde a mensagem na sua essência é salvifica. No entanto, é preciso frisar que ela deve ser lida e interpretada segundo contexto de um tempo. 
 
      A bíblia não é livro simples de entendimento, pelo contrário, é complexa, pois nela contem vários textos que, para serem interpretados exige estudos, conhecimento teológico a fim de que, algumas mensagens levem pessoas entenderem determinados textos complexos. 
 
     Outro fato importante é que, a bíblia é um livro de dimensão espiritual, isto é, embora seja um livro com narrativas históricas, sociais, culturais, simbólicos se destina ao desenvolvimento espiritual. Sendo assim, ao lê-la e estudá-la não se pode ser interpretada somente no âmbito racional e nem se pode ser de forma fundamentalista. 
 
     Como iniciei, para todo texto há inúmeras interpretações, neste sentido, a maioria das religiões constrói uma interpretação bíblica constituindo um conteúdo ensino teológico. Não quero com isto afirmar que devemos ter uma visão míope ou cega ou mesmo dogmática em determinadas interpretações, mas sim, ao depararmos com certas duvidas procurar orientação naqueles que são conhecedores, em termos de teologia a qual estejamos inseridos. Quando estas dúvidas não são sanadas de maneira convincente, devemos entrar em oração para que venhamos a encontrar uma resposta.
 
     Quando analisamos as religiões, percebemos que quase todas baseiam suas doutrinas na bíblia, portanto, seus seguidores aceitam tais interpretações de seus lideres ou pastores, sendo assim, ninguém que professa uma espiritualidade e que faça parte de uma religião interpreta a bíblia por si mesmo, mas sim, pelo que lhe é ensinado.
 
     Portanto é necessário dizer que os cristãos católicos interpretam a bíblia, segundo o Magistério e a Tradição da Igreja Católica que teve seu inicio a partir de Pedro como o primeiro papa até o atual Bento XVI e as outras religiões a interpretam a partir da teologia constituída por seus lideres que passaram a ter um outro entendimento nos textos bíblicos. 
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 16/06/2010
Reeditado em 16/06/2010
Código do texto: T2323816
Classificação de conteúdo: seguro