Os "deuses" Nossos de Cada Dia

Os "deuses" Nossos de Cada Dia

Jorge Linhaça

Diariamente convivemos com o que podemos chamar de "deuses" modernos, em maior ou menor proporção nos apegamos a eles, dando-lhes atributos e qualidades da deidade.

Exercemos verdadeira "adoração" por tais deuses, de modo que nos tornamos cada vez mais dependentes deles, entregando-nos à busca desenfreada de fazer as suas vontades.

Criamos verdadeiros ídolos modernos diante dos quais nos prostramos em reverência e adoração inconsciente.

A desenfreada busca por bens materiais leva-nos a idolatrar o dinheiro e a posição social, por exemplo, não nos contentamos mais em possuir um carro, queremos e sentimos a necessidade de possuir "O carro", o mesmo se aplica a calçados, roupas, celulares, eletrodomésticos e etc. Não basta mais serem funcionais, precisam ser de última geração, claro que isso leva a grandes problemas como as toneladas de lixo que se criam sem necessidade. Cada vez que se trocam quaisquer desses itens, ainda funcionais, por um modelo mais novo, produzimos lixo poluente.

Mas voltemos ao foco principal de nossa crônica.

Talvez o maior de todos os "deuses" ,objeto de adoração em todas as classes sociais, seja hoje a TV.

Não nos damos conta, na maioria das vezes, mas a TV passou a determinar, em grande escala, o nosso modo de vida. A propaganda instila em nossas mentes o desejo e a necessidade de adquirir produtos muitas vezes desnecessários. Quem nunca comprou algo por impulso ou porque viu na TV repetidas vezes o apelo de que aquele produto poderia satisfazer as suas necessidades?

Mas não é apenas a propaganda explícita que influencia as nossas vidas. Os programas exibidos também. Formam nossas opiniões sem que nos demos conta disso. A maioria das pessoas passa horas diante da TV , ansiosa por informação ou entretenimento.

O que se vê nos telejornais passa a ser, para a maioria, uma verdade incontestável, sequer nos damos ao trabalho de analisar e filtrar as informações que nos chegam.

As telenovelas são um capítulo à parte.As tramas que ao mesmo tempo nos fazem torcer por mocinhos ou bandidos, criam ou reforçam valores nem sempre dos mais desejáveis. Não existe novela em que não se faça apologia da traição conjugal , do consumo do álcool,

da intriga, do consumismo e mesmo de algumas religiões.

A impressão que temos, assistindo a qualquer folhetim eletrônico, é que somos uma sociedade composta por pessoas que só são felizes e normais se gostarem de beber, frequentar festas e baladas regadas a pegação,bebidas e irresponsabilidade.

Levando em conta a linha de raciocínio das novelas,

principalmente as globais, somos um país onde só existem duas religiões capazes de nos tornar protagonistas em nossa sociedade:

O catolicismo e o espiritismo.

Alguns hão de tentar contestar esta afirmação alegando que volta e meia alguma novela apresenta algum personagem muçulmano, judeu, indiano ou o que quer que seja.No entanto, via de regra, ( exceto em alguma novela que pretenda ser étnica, tais personagens fazem parte apenas do elenco de apoio ou de algum núcleo secundário).

Somos um país onde, felizmente gozamos de liberdade religiosa, podemos adorar a Deus, segundo os ditames de nossa própria consciência. Até aí nada demais.

Ocorre que existem milhões de brasileiros que não são nem católicos nem espíritas, portanto, o reforçado enfoque que as telenovelas dão a essas duas doutrinas

torna-se uma maneira de manipular a visão dos telespectadores de uma maneira até mesmo subliminar.

À bem da verdade, tais novelas prestam até mesmo um desserviço ao catolicismo já que a maioria dos personagens, após traições e mais traições, comportamentos levianos, intrigas ou mentiras, acabam se encontrando em rituais daquela Igreja( batismos,casamentos, funerais, confissão etc).

A TV tornou-se um "deus" tão poderoso que as pessoas procuram reproduzir em suas vidas aquilo que chega aos seus olhos e ouvidos através da telinha.

Não importa qual a religião professada pelo(a) amigo(a) leitor(a) hoje em dia a TV ocupa tanto espaço em nossas vidas que Deus ( qualquer que seja o nome que lhe dêem) é muitas vezes uma tênue lembrança.

Se compararmos o número de pessoas que se prostram diante da TV por horas a fio, com o número de pessoas que frequentam as várias religiões, chegamos à assustadora constatação de que a TV substituiu Deus

como referência para nossos atos e maneira de vida.

Talvez seja o caso de , correndo o risco de parecer careta ou "fanático religioso" para alguns ou tolo para outros,relembrar algumas passagens bíblicas:

'Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo, na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te curvarás a elas nem as servirás..." (Êxodo 20: 3-5)

(Oras,os personagens de novelas são à semelhança do que há na terra e quando reproduzimos seu comportamento, curvamo-nos a eles e servimos aos interessas dos autores das tramas ou das emissoras)

Quem sabe a melhor opção de todos nós fosse seguir a atitude de Josué:

" Escolhei hoje a quem sirvais... porém eu e minha casa serviremos ao Senhor" Josué 24:15

Arandu, 14 de junho de 2010