Quais são os motivos para se ter indulgência com os inimigos?

São vários os motivos para estarmos prontos a perdoar:

O perdão tem o efeito moral de libertar os seres que permanecem , por vezes, longo tempo imantados um ao outro pelo sentimento de ódio e vingança. Perdoar consiste em fazer uma concessão, por amor, o que demonstra a verdadeira grandeza de alma, um verdadeiro gesto de caridade moral. Também aqueles aos quais se fez algum mal neste mundo podem, segundo sua condição, experimentar dois tipos de sentimentos: se são bons, perdoam; se são maus, podem conservar o ressentimento e, por vezes, perseguir até numa outra existência e isto gera obsessão. Os Espíritos bons, quando na espiritualidade, compreendem o quanto as dissensões são desnecessárias e os motivos pueris, diante dos valores eternos. Apenas os Espíritos imperfeitos conservam uma espécie de animosidade, até que se purifiquem. (LE. pergunta 293).

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 30/05/2010
Código do texto: T2288917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.