SÍMBOLOS DO ESPIRITO SANTO
 
Antoni BigCuore*
  
Os símbolos do Espírito Santo de Deus, dentro da doutrina católica, são os seguintes:
 
0.1.           A água. O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, pois após a invocação do Espírito Santo ela se torna o sinal sacramental eficaz do novo nascimento assim como a gestação de nosso primeiro nascimento se operou na água, da mesma forma também a água batismal significa realmente que nosso nascimento para a vida divina nos é dado no Espírito Santo. Mas batizados “em um só Espírito” também “bebemos de um só Espírito (Cor 12,13), o Espírito é, pois, também pessoalmente a água viva que jorra de Cristo Crucificado como de uma fonte e que em nós jorra em Vida Eterna”.
 
0.2.           A unção. “O simbolismo da unção com óleo também é significativo do Espírito Santo, a ponto de tornar-se sinônimo dele.”
 
Messias vem do hebraico que significa “ungido”. Na estória da igreja houve vários ungidos do Senhor. Um dos exemplos típicos o Rei Davi.
“Mas Jesus é o Ungido de Deus de uma forma única: a humanidade que o Filho assume é totalmente “ungida do Espírito Santo”. Jesus é constituído Cristo, pelo Espírito Santo. A Virgem Maria concebe Cristo do Espírito Santo, que pelo anjo o anuncia como Cristo, por ocasião do nascimento dele e leva Simeão a vir ao Templo para ver do Cristo do Senhor; é Ele que plenifica o Cristo, é o poder dele que sai de Cristo em seus atos de cura e libertação”. (694/695)
 
0.3.           “O fogo. Enquanto a água significa o nascimento e a fecundidade da Vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. O profeta Elias, que “surgiu como um fogo cuja palavra queimava como uma tocha” (Eclo, 48,1), por sua oração, atrai o fogo do céu sobre o sacrifício do monte Carmelo, figura do fogo do Espírito Santo que transforma o que toca. João Batista “que caminha diante do Senhor com o espírito e o poder de Elias”(Lc 1, 17), anuncia o Cristo como aquele que “batizará com o Espírito Santo e com o fogo”. (Lc 3,16).
 
0.4.           “A Nuvem e a Luz. Estes dois símbolos são inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Desde as teofanias do Antigo Testamento, a Nuvem, ora escura, ora luminosa, revela o Deus vivo e salvador, escondendo a transcendência de sua Gloria: com Moises sobre a montanha do Sinai, na Tenda da Reunião e durante a caminhada no deserto; com Salomão por ocasião da dedicação do Templo. Ora, estas figuras são cumprida por Cristo no Espírito Santo. É este que paira sobre a Virgem Maria e a cobre com sua sombra”, para que ela conceba e dê à luz Jesus”. No monta de transfiguração, é elle que “sobrevem na nuvem que toma, Jesus, Moisés e Elias, Pedro, Tiago e João “debaixo de sua sombra” , da Nuvem sai uma voz que diz: “Este é meu Filho, o Eleito, ouvi-o sempre” (Lc, 9,34-35). É finalmente que essa Nuvem que “subtraiu Jesus aos olhos”, dos discípulos no dia da Ascensão e que o revelará Filho do Homem em sua glória no Dia de sua Vinda”.(659)
 
0.5.           “ O Selo. É um símbolo próximo da unção. Com efeito, é Cristo que “Deus marcou com seu selo” (Jô 6,27) e é nele que também o Pai nos marca com seu selo;
 
0.6.           A Mão. “É impondo as mãos que Jesus cura os doentes e abençoa as criancinhas. Em nome dele, os apóstolos farao o mesmo. Melhor ainda é pela imposição das mãos dos apóstolos que o Espírito Santo é dado.”
 
0.7.           “O dedo. É pelo dedo de Deus que (Jesus) expulsa os demônios. Se a Lei de Deus foi escrita em tábuas de pedra “pelo dedo de Deus”(Ex. 31,18), a “letra de Cristo”, entregue aos cuidados dos apóstolos.
 
0.8.           “ Pomba. No fim do dilúvio (cujo simobolismo está ligado ao batismo), a pomba solta por Noé volta com um ramo novo e oliveira no bico, sinal de que a terra é de novo habitável. Quando Cristo volta a subir da aágua de seu batismo, o Espírito Santo, em forma de pomba, desce sobre Ele e sobre Ele permanece. O Espírito desce e repousa no coração purificado dos batizados”.
 
 
Reflexão A. BigCuore: Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, notam-se claramente pelo texto, ora exposto, que a doutrina católica é sempre muito bem fundamentada na palavra de Deus. Tudo isto, tem um sentido bíblico muito forte, como ficou relatado.
 
Toda simbologia do Espírito Santo tem um sentido muito profundo!. Não foi invenção da igreja católica. Ela sempre foi e será GUIADA PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS, que a santifica através da história e visa, acima de tudo, à santificação e salvação do Povo de Deus.
 
Com a ascensão de Jesus aos céus, o Espírito Santo prometido por Ele, é que continua a guiar a sua igreja através da historia. A igreja de Cristo, jamais será destruída, pois ela é guiada por Ele.
 
Santo domingo a todos! Com bênçãos de saúde, paz, harmonia, prosperidade e muita alegria em seus corações! Shalom!!!
 
(*) autor é Escritor,cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse e divulgue o seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(texto iniciado em sp.sp. 26.05.2010, e findado em sp.sp. 30.05.10)(alt.26.02.2019).