PENTECOSTES E O ESPÍRITO SANTO
 
Antoni BigCuore*
 

 
         Sempre aprendemos, desde o nosso tempo de catecismo, que Deus é Trinitário, ou seja, Pai Criador, o Filho Jesus Cristo, Redentor e o Espírito Santo Santificador.
 
         Nossa imagem de criança sobre o Deus-Pai seria de um “Velinho de Barbas Brancas”; Jesus Cristo temos sua imagem deixado no santo sudário. E o Espírito Santo? Que “cara” tem? Diz o PE.Virgilio, SSP, que “...o Espírito é o Amor: aquele que intercorre entre o Pai e o Filho, que envolve a igreja inteira, cada um de nós e de toda a criação. E já que o Amor ninguém consegue fotografar, deveríamos buscar outros caminhos para retratar o Espírito Santo: o caminho da adoração, do amor e da fé”.(cf.folheto O Domingo, de15.05.2005, pg.4)
 
         Nós intuímos o Espírito Santo como aquela energia abrasadora, aquele fogo do amor de Deus que tudo transforma; que nos impulsiona para frente, para a evangelização, para irradiar luz, alegria, paz aos irmãos na fé e tudo o que nos rodeia. É o fogo do AMOR!.
 
         Só que, nesta correria maluca pelos valores materiais, este frenesi desenfreado em busca do dinheiro; esta competição predatória, em que nossa sociedade vive, torna-se muito difícil para as pessoas sentirem a ação do Espírito Santo em suas vidas.
 
         Para que Ele aja, é imperativo o coração estar em paz consigo mesmo.(de preferência em "estado alfa da mente"). É preciso aquietar a alma, harmonizá-la com o próprio corpo num equilíbrio homeostático.
 
         Infelizmente, as pessoas vivem robotizadas, fora de si mesmas; consciente ou inconscientemente estão voltadas para os valores transitórios, para os valores somente deste mundo, em função do bombardeio diário que a mídia lhes impõe.
 
         Outras rezam, rezam e nada conseguem!. Por que? Dada esta correria alucinante da sociedade moderna, que gera um estresse deletério não só para a saúde física, bem como a mental, emocional e, sobretudo, a espiritual.

As pessoas não têm paz no coração! Por isto que o Espírito Santo não age neste coração e, consequentemente, não sentem a ação benéfica e pacífica que Ele produz. (negativo atrai negativo,positivo vice versa).

         Para sintonizar as freqüências do Espírito Santo, é imperativo haver o mínimo de silêncio. Então a mente aquietada consegue SINTONIZAR a mesma onda vibratória Dele.
 
         No Evangelho de São João, capítulo 20, versículos de 21 a 23, lemos: “Jesus disse de novo para eles: “A paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês”. Tendo falado isso, Jesus SOPROU sobre eles dizendo: “Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados”.
 
         Note-se que Jesus saúda sempre os discípulos com a paz, dizendo “a paz estejam com vocês”. Várias vezes Ele diz isto. Por que? Porque o coração tem que estar em paz para que ele e a mente se abram à ação do Espírito Santo de Deus.
 
         A festa de Pentecostes que celebramos dia 23.05.10, domingo, significa 50 dias após a Páscoa, conforme a liturgia cristã católica. No antigo testamento era a festa da colheita.
         Os símbolos do Espírito Santo, são: a água, a unção, o fogo, a nuvem e a luz, o selo, a mão, o dedo e a pomba.
 
         Como o assunto é muito longo, falemos apenas sobre a água e o fogo. Diz o Catecismo da Igreja Católica, cânone 694: “o simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, pois após a invocação do Espírito Santo ela se torna o sinal sacramental eficaz do novo nascimento...”
 
         “O fogo. Enquanto a água significa o nascimento e fecundidade da vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo”. (cf. CAC, Editora Loiola, pgs. 200,201)
         
         Em resumo, o Espírito Santo é o próprio Espírito de Deus, que continua a guiar a Igreja de Cristo, em peregrinação nesta terra. Sem a sua luz, a sua energia, nós cristãos morreríamos no primeiro “ventinho” de nossas tribulações. Ele nos é dado no Sacramento do Batismo, pelo próprio Deus.
        
         Algumas pessoas O trancam no cofre da alma. Em outras, fica hibernando e nunca saem deste estado. É preciso estarmos em “estado de graça” para que Ele nos fortaleça e sempre faça a sua morada em nossa alma e coração!
         Vem Espírito Santo!!! E renova a face da Terra! Amém,amém,amém!
 
(*)Antoni BigCuore é Escritor, cantor e compositor em sp.sp. Acesse e divulgue o seu link evangelizador:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp, sábado, 22.05.2010, às 9:34 hrs.)