ARCANJO RAFAEL: A MEDICINA DE DEUS
 
Antoni BigCuore Casagrande*
 

 
 
A palavra Rafael, significa Deus cura. O Arcanjo Rafael, é o patrono dos viajantes. Segundo a Bíblia, mais especificamente, no Livro de Tobias, percebe-se claramente a figura do Arcanjo Rafael, em forma humana, na aparência de um jovem chamado Azarias.
 
Vejamos o capitulo 12, versículos 11 a 20: “Vou revelar-lhes toda a verdade sem ocultar nada. Já lhes expliquei que é bom manter oculto o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser proclamadas publicamente. Quando você e Sara rezavam, era eu quem apresentava o memorial da suplica de vocês diante do Senhor glorioso.
 
A mesma coisa eu fazia quando você sepultava os mortos. Quando você não teve duvidas em deixar o almoço, a comida, para ir esconder um morto, eu fui mandando para provar a sua fé. Da mesma forma, fui mandado para curar você e sua nora Sara.
 
Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre prontos para entrar na presença do Senhor Glorioso”.

Os dois ficaram assustados e cairam com o rosto por terra, cheios de medo. Rafael, porém, lhes disse: “Não tenham medo! Que a paz esteja com vocês! Bendigam a Deus para sempre. Se eu estive com vocês, não foi por vontade minha, mas de Deus.
 
É a ele que vocês devem sempre bendizer e cantar hinos. Vocês pensavem que eu comia, mas era só aparência. Agora, bendigam ao Senhor na terra e agradeçam a Deus. Volta para aquele que me enviou. Escrevam tudo o que lhes aconteceu”. ( 1 )

 
Tobias era filho do velho Tobit e se casou com Sara, viúva de sete maridos. O Arcanjo Rafael curou a cegueira de seu pai Tobit, libertou sua esposa Sara de muitos demônios e o conduziu pelo deserto para saldar uma dívida de seu pai Tobit.
Gente, esta estória é lindíssima!!! Vale a penar conferir!
 
Infelizmente, na Bíblia evangélica não existe este livro, segundo me consta. Mas na nossa Bíblia Católica, existe.
Na Bíblia edição pastoral, da Editora Paulinas, encontra-se à página529.
 
Os anjos são mensageiros de Deus. Eles existem para nos proteger e acompanhar em nossas indas e vindas pela vida.
 
Oração: O Deus, Divino Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus Cristo, nós te louvamos e glorificamos o teu santo nome e te pedimos, mande sempre São Rafael Arcanjo, a medicina de Deus, que nos acompanhe em toda a nossa vida.
 
Que proteja as nossas famílias, os nossos filhos, de todos os perigos, de todas as insídias do Maligno, que como leão vive a rugir pelos ares, procurando a quem devorar.
 
Que ele acompanhe, Senhor Deus, sempre em nossas viagens de carro, de trem, de avião, por onde andarmos, e com suas inspirações possamos pautar nossas decisões de maneira justa e oportuna.
 
Que ele nos proteja sempre das doenças do corpo, da alma e do espírito, mandando para longe estas doenças que são fruto, muitas vezes, da inveja do adversário de Deus, para espalhar a infelicidade sobre a terra.
 
Tudo isto, te pedimos, Divino  Pai Celestial, em nome de teu filho Jesus Cristo, amém, amém,amém!
 
Fonte(1) Bíblia, edição Pastoral Paulinas, pg. 540.
 
(*)autor é Escritor,cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse e divulgue seu link:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(texto inspirado em sp.sp, 12.05.2010, 4ª.feira, às 11,49 hrs.)