GUERRA – UMA QUESTÃO DE CAPRICHO (Tg. 3:18)

Gostaríamos de meditar sobre este assunto tão presente nas manchetes de todo o mundo, com o objetivo de mostrar que a paz é o caminho de Deus que precisa ser cultivado.

Vemos claramente na Palavra de Deus, que guerras, intrigas e facções são frutos de ignorância intelectual e espiritual. A verdadeira sabedoria decide pela paz (Tg 3:13). Creio que se os líderes mundiais aceitassem essa Palavra Bíblica como verdadeiramente vinda de Deus, não entrariam neste jogo desonesto que é a guerra ou a provocação da mesma.

É ridículo o paradoxo que se apresenta. Num momento em que os homens se mostram mais preparados para fazer pesquisas científicas em todos os setores da vida, não se consegue encontrar um caminho que aponte a convivência pacífica entre os povos. Poderíamos dizer então que o avanço científico e o desenvolvimento intelectual do homem fica por conta da ostentação? Ou será que alguém teria a petulância de tentar convencer-nos de que os milhões de dólares ou quaisquer outra cifra mundial, gastos em operação de guerra, não dariam para erradicar muito da fome no mundo?

O apóstolo Tiago foi inspirado por Deus ao escrever sobre isso. Ele afirmou que onde há inveja e sentimento de divisão, ai há toda espécie de coisas ruins; e chama este tipo de “sabedoria” de terrena, animal e demoníaca. (Tg 3: 15,16) As relações internacionais pecam aberrantemente quando prescindem desta verdade. A guerra é fruto de ignorância. E para que a verdade da paz se torne prática no mundo, precisamos cultivá-la. Ninguém consegue paz, fazendo guerras.

Notemos que as palavras usadas no texto Bíblico supra citado apelam para a inteligência, ( Tg 3:13) essa, expressa numa atitude de mansidão. Fora disso, a ação do homem tende a ser diabólica.

Ora, se temos recursos, intelectuais e espirituais disponíveis para uma atitude sábia, não aproveitá-los é bruta ignorância, podemos compreender que tudo não passa de um capricho do coração humano. Se quisermos ver a humanidade em paz precisamos promover esta paz, do contrário, seremos obrigados a crer que a guerra é um atentado espontâneo contra a inteligência. Que Deus tenha misericórdia de nós.

Jailson Estevão dos Santos
Enviado por Jailson Estevão dos Santos em 27/04/2010
Código do texto: T2222080
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.