Guerreiros ou covardes.
Personagens foco: Débora, A Juíza e Profetiza de Israel, Baraque, Dan, Zebulom e Naftali, Ruben e Aser.
Débora lembrada por sua sabedoria e espírito de liderança, que movida pelo Espírito de Deus motivou a muitos e também, luto pelo povo em nome de Deus.
Está movida pelo amor a sua Pátria, pois se a prontidão na batalha.
Dan o empresário bem sucedido que tem o coração voltado a suas riquezas (podemos lembrar aqui do príncipe que interroga a Jesus a cerca do que fazer para segui-lo).
Talvez Dan até tenha se comovido com o que lera o seguinte telegrama:
Prezado Dan,
Jabin, rei de Canaã, enviou Sisera para arrasar Israel.
Estamos lutando com tudo ao nosso dispor, mas precisamos de ajuda. todas as tribos devem se unir para repelir o inimigo. Vem e nos ajuda – AGORA. Os teus concidadões israelitas estão sangrando e morrendo. Por favor, responde.
Venha imediatamente!
Saudações,
DÈBORA
(Juíza de Israel)
Até mesmo poderia ele ter ouvido os gritos de dor e estrondos causados pela batalha travada entre os cananeus e seus compatriotas.
Mas suas riquezas e negócios eram suas reais preocupações, e alem do mais os cananeus eram seus clientes e opor-se a eles significaria o fim das transações entre Dam e Jabim rei de Canaã.
A decisão está tomada vou ficar neutro só me manifestarei se me afetar, mas como “consolo”
Disse ao que lhe trouxera o a mensagem toma um pouco de dinheiro e de a Débora para financiar a guerra e para melhor expressar sua covardia diz que estaria com ela em espírito pene que o espírito que estava nele não era o mesmo que impulsionava aos demais (pois o Senhor não nos tem dado Espírito de covardia)
Contar seu dinheiro era mais importante que se juntar aos demais e defender a bandeira de Débora.
Hoje os Dans da vida da igreja é bem representado por aqueles que pertencem à família de Deus, sabe quais são as metas e projetos de Deus para si próprio e no tocante ao mundo que vive uma guerra sem igual, ouve o chamado, mas não o responde. Os aplausos dos não convertidos ou a opinião familiar lhe soa melhor aos ouvidos.
Tais jamais chegaram a algum lugar, pois suas bases ou colunas são ocas, Dan a beira da morte estende o braço a fim de tentar levar consigo todo seu ouro, mas o anjo da morte com um sorriso de orelha a orelha o repele com as palavras, “você conquistou, mas outros desfrutaram de seu trabalho.
Zebulom e Naftali certamente homens de posses, pois quando são chamados estão cuidando de suas terras em um trabalho árduo sob um sol escaldante, exausto do trabalho ansiosos para o findar do dia. Com o pensamento em seus filhos nas brincadeiras junto a eles deliciando-se ao imaginar os afagos de suas esposas perfumadas e belas como o findar de uma tarde a berra- mar.
Mas tendo acima de tudo e de todas as leis do Senhor ao qual lhes havia proporcionado tais benevolências ao receber tal telegrama se apressam a se despedir de seus filhos e esposas chorosas e belas para o mais breve possível estarem no campo de batalha abraçando assim o propósito ao qual criam e amavam. “louvavam a Deus, pois sabia que a morte lhes erra lucro, pois lutavam por uma causa transcendental”.
Rubem compunha-se de gente pensativa de considerações e de bom julgamento. Eram os cultos “intelectuais” os oradores” sabe aqueles do tipo isso assim vai”
Ao receberem o mensageiro cansado e sujo logo percebem a gravidade do problema e tal vez em euforia gritam “Urgente! Urgente! Rubem rapidamente pega a carta e convoca uma reunião de emergência do Conselho dos Sábios e lêem a carta de Débora e chegam a conclusão que era um assunto muito complexo para uma decisão precipitada e decidem então reunirem-se no outro dia para que o assunto fosse bem pensado para que não se lamentassem na posteriormente.
No dia seguinte a mensagem reunirão -se e analisaram todos os ângulos cuidadosamente e tudo foi registrado em ata - era necessária uma ação, mas um plano tinha de ser traçado antes de irem para batalha. Mais um dia era preciso, pois era uma questão muito importante.
Durante a segunda reunião foi necessário um intervalo para o café, pois todos estavam tensos diante de tal situação todos se sentiam satisfeitos pelo bom andamento da questão de Débora.
Podiam eles ouvir de relance os sons da batalha travada e era possível ver a fumaça das aldeias ardendo em chamas. Então podia se ver alguém surgir envolto em sangue das feridas.
Mais um dia foi preciso, pois havia ainda uma questão em aberto que era a problemática, pois era Débora o problema! Pois ele era mulher! Que bases bíblicas haviam para tal? Quando é que uma mulher tomara a liderança a não ser par levar Adão ao pecado? Será que Deus podia abençoar os homens que seguiam uma mulher á batalha? Todo se tornou claro. O seu dever era recusar a convocação. Pois se tratava de princípios.
Aser trabalha árdua mente e agora que pode descansar, sem duvida ao ler a carta a resposta foi direta não, pois esse é minhas férias já estou exausto dôo trabalha uma guerra sem chance agora não.
E como consolo diz tenho em mim a certeza de que muito vão responder e ajudar. “Sabe existem pessoas feitas para esse tipo de coisa. Débora ficará bem.” Ela é capaz podemos deixa isso em suas mãos. Deus não vai falhar com ela. Ficaremos aqui eu e minha família orando e crendo na vitória. Explica a ela a minha situação preciso descansar, pois tenho um ano todo de lutas pela frente e tenho que estar bem disposto para bem executar meus a fazeres.
Alguns tem um evangelho de pães e peixes, mas Jesus diz; ler João 6:27
Nós em muitos casos fazemos o mesmo talvez por não estarmos na direção do Senhor.
Devemos nós tomar muito cuidado com a não coperatividade com os nossos lideres pois mesmo que eles não tenhão esperiencia DEus os instituiu e os capacitara.
Que o o Senhor Jesus através do Espirito Santo possa te Convencer das tuas nessesidades e deveres em relação ao chamado que ele mesmo o fez. PAZ A TODOS OS LEITORES