A MULHER CANANÉIA
Comento com exclusividade para vocês,companheiros,uma das mais belas páginas do evangelho de Mateus(Mt.15:21 a 28). Bela e mal compreendida! Jesus foi para a terra de Tiro e Sidônia.Lá veio ao seu encontro uma mulher cuja filha estava terrívelmente endemoniada..Ela cai aos pés de Jesus e lhe suplica:"Cura a minha filha,Senhor"! Disse-lhe Jesus:"Deixa primeiro que se fartem os filhos,porque não fica bem tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cães".-É verdade, Senhor,mas também os cachorrinhos debaixo da mesa,comem das migalhas dos filhos".Jesus lhe respondeu-"Por causa dessa palavra,seja como queres".A mulher não pertencia ao povo de Deus.Seu nome ninguém sabe.O evangelista,chama-a simplesmente de cananéia.Era pagã.No coração um espinho cravado:a enfermidade da filha.ELE era judeu,um jovem maravilhosamente justo que não desprezava ninguém.Por ELE sinais prodigiosos se realizavam. Ela soube e se atreveu(a dor lhe deu forças),a procurá-lo.Sua religião,seu culto,sua nação,nada a impediu. Vamos ao diálogo desses dois. Quem sabe você está achando a atitude de Jesus diante daquela estrangeira dura demais,no mínimo estranha da parte DELE,que em momento algum se recusou a acolher quem quer que fosse? Para ser atendida a mulher se humilhou comparando-se a cães famintos que se alimentam das sobras,debaixo da mesa.Cães:assim os judeus chamavam os gentios(que professavam outras crenças ou eram pagãos),assim o Mestre a chamou. Esse aparente desprezo de Jesus entretanto gerou a mais verdadeira confissão de fé,daquela que entregou a ELE a sua angustia,na certeza de que seria atendida.Fica aqui inaugurada a universalidade do amor.Já não existem estrangeiros. Uma só é a nossa pátria,porque Deus veio para todos. Um só é nosso Deus;nós somos o seu povo.Ninguém mais precisa comer das migalhas que sobram da mesa.Não há mais superiores e inferiores,mas amigos e filhos. Desse jeito Deus nos vê e nos acolhe! Quero a opinião dos caros companheiros a respeito deste tema.