Via Sacra

O que exatamente é a via sacra. É a passagem. É o rito de passagem de uma vida, humana, para uma vida nova. Pra acontecer essa passagem, é preciso sofrimento. Jesus sofreu muito, sofreu tudo que um ser humano pode e aguenta sofrer. Foi chicoteado, e isso com certeza doi. Sim, deram-lhe vinagre, colocaram nele uma coroa de espinhos, e tudo isso doi. Mas tenho a impressão de que essas dores, não foram as piores. Ele ensinou tanto, se deu tão completamente, e no fim, estava lá, João e sua mãe. Onde estavam os outros? Ele foi negado, e foi abandonado. Pobres apóstolos estavam assustados, com medo, e eram humanos, ou seja, potencialmente egoístas. Mas mesmo assim, com medo ou não, o fato é que não sobrou ninguém. Sim, o abandono é pior do que o flagelo. Jesus sabia que ia acontecer, mas como é difícil se ver só. Outra dor, ensinar a um povo, que manda-o matar, com ódio. Como a ingratidão dói, mais do que qualquer prego, qualquer cusparada no rosto.

Deve também ter doído muito ver que o único além de sua mãe que se compadecia, mesmo que por medo, era Pilatos.

Sim, ele sofreu muito, apanhou muito, morreu, e morte de cruz. Sentiu seu pulmão esmagado pelo peso do seu corpo. Viu a dor de sua mãe, sofreu por ela, por vê-la. Sentiu a dor dos pregos, dos espinhos, da vida. Mas sentir-se só, sim, deve ter doído.

E mesmo assim, ele pede perdão por todas essas pessoas ingratas e medrosas, ele perdoa e morre por elas. Obrigada meu pai, mesmo, e perdoe se ainda hoje as vezes te abandono. Mas infelizmente sou humana. Sim eu sei que doi o abandono, perdoe meu medo.

Aline Ap Guiducci
Enviado por Aline Ap Guiducci em 20/04/2010
Código do texto: T2207953