PELAS TUAS PALAVRAS
FILHINHOS, NÃO AMEMOS DE PALAVRA, NEM DE LÍNGUA, MAS DE FATO E DE VERDADE." (1 João, 3:18)
------------------------------------------------------------------------------
Naturalmente, as palavras são instrumentos poderosos, mas somente quando postas em ação. A fala pode ser uma força potente para o bem ou para o mal. Falar é fácil. Palavras, palavras, nada senão palavras. Ele é apenas um tagarela. Essas declarações ilustram uma comum depreciação da importância da fala. Mas, haverá no mundo algo mais potente para o bem ou para o mal do que as palavras? A fala é a faculdade que diferencia o homem dos animais. É o sinal de personalidade. A autoconsciência se manifesta somente por meio da fala. O pensamento é impossível sem palavras, que correspondem à idéia. As ações são precedidas pelo pensamento, conforme dizia um pensador:
"O pensamento antecede às ações, como o relâmpago antecede ao trovão"
No entanto, o pensamento é impulsionado pelas sugestões verbais. Toda a cooperação entre os seres humanos, quando ao seu sucesso, depende da comunicação verbal... a solidariedade cultural de um grupo se baseia em um idioma comum. O caráter também se revela pela fala do indivíduo;
"... PORQUE A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO." (Lucas, 6:45). Portanto, Tiago não está de forma alguma equivocado, ao dar tão grande ênfase à língua, conforme abaixo:
"PORQUE TODOS TROPEÇAMOS EM MUITAS COISAS. SE ALGUÉM NÃO TROPEÇA NO FALAR, É PERFEITO VARÃO, CAPAZ DE REFREAR TAMBÉM TODO O CORPO."
A língua é um pequeno membro; mas que poder tem ela. Pode inflamar uma turba a fazer atos impensados, ou pode inspirar uma nação a ações heróicas. Palavras descontroladas e iradas podem e destroçar lares, destruir amizades e levar nações à guerra. Uma palavra usada e corajosa pode inspirar a ações nobres e até sobre-humanas. Uma palavra proferida em um momento solene pode ser uma força mais poderosa em favor do bem ou do mal do que qualquer ação ousada. Pensemos no tempo da segunda guerra mundial, na Inglaterra, quando Churchill falou em "sangue, suor e lágrimas" para o povo Inglês e o capacitou a resistir aos bombardeios alemães. Pensemos nas tiradas de Hitler.
Tanto a glória como a desgraça vêm do falar. Por isso é que JESUS declarou: "PORQUE PELAS TUAS PALAVRAS SERÁS JUSTIFICADO, E PELAS TUAS PALAVRAS SERÁS CONDENADO." (Mat.12:37)
Podemos apreciar e reconhecer tudo isso; mas uma espécie de uso da língua existe, que não passa de desculpa em lugar da ação, uma mera pretensão, que evita hipocritamente prestar ajuda a outros.
É contra essa forma de fala inútil e enganadora que o autor sagrado nos adverte. Por isso é que o apostolo Tiago advertiu contra o uso de meras palavras, pias e hipócritas, em lugar das obras que acompanham a fé.(Tia. Segundo capítulo)
Não digamos apenas: Amo ao próximo, relegando tudo à teologia abstrata. Digamos: Amo ao próximo, e em seguida verifiquemos sua necessidade, a fim de ajudá-lo. Devemos amar de fato porque o amor se concretiza na forma de ação. E devemos amar de verdade porque a ação deve corresponder ao amor genuíno que deve haver na alma. Outrossim, deve tudo estar de acordo com a verdade do evangelho, que impõe exigências morais, a maior das quais é o amor.
No meio do espaço vazio, mas em meio à realidade tangíveis. O amor prático é melhor. Muitos amam a CRISTO somente com a ponta da língua.
"...CONHECEMOS QUE SOMOS DA VERDADE..." (1 João, 3:19).
Portanto, quando é genuíno, o amor será expressão somente de pessoas regeneradas, em quem opera a verdade do evangelho. O amor invoca o propósito da eternidade, torna possível a vida no presente.
"O AMOR SEJA SEM HIPOGRISIA. DETESTAI O MAL, APEGANDO-VOS AO BEM."
(Rm. 12:9).
FONTES:
Bíblia Sagrada
Livro - N.T. Interpretado
Wilson de Oliveira Carvalho
A hipocrisia se deleita em sublimes especulações, porque não tem a
intenção de pagar qualquer preço.
(Autor desconhecido)