O ESPÍRITO DA VERDADE - 2
 
*Antoni Bigcuore*
 
 
 
         “Quando vier o Espírito da Verdade, ela encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou  e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês".(Jo,16, 13-15) (cf.Bíblia Pastoral Paulinas, pg.1.378)
 
         Deus é uma comunidade trinitária de amor: Deus Pai(Criador), Deus Filho(Jesus Cristo verbo encarnado, Redentor), e o Espírito Santo Paráclito(Santificador).

 Este é o grande mistério do cristianismo católico. Os três sendo um só, como que numa simbiose espiritual, geram o amor que é transmitido a toda a humanidade. Paráclito quer dizer advogado,  aquele que defende uma causa.
 
         Jesus veio para fazer a vontade do Pai. Deus amou de tal forma o mundo que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, seja salvo.(João, 3 – vers. 16). Deus tem um projeto para a humanidade. E este projeto vendo sendo realizado pela a ação da igreja na história da humanidade.
 
         Jesus fez a sua parte, encarnando-se no seio da Virgem Maria, padeceu, foi morto, sepultado e ressuscitou no terceiro dia, conforme já anunciavam os profetas. Voltando para o Pai, Jesus deixa seu Espírito Santo como continuador da ação da igreja no mundo. Ação esta que se realiza através de pessoas, através dos cristãos, daqueles que comungam com Jesus, a sua palavra. No Evangelho de hoje, em São João, capítulo 16, versículos de 12-15, está bem claro nossa afirmativa. Jesus prepara o espírito dos discípulos para o fenômeno do PENTECOSTES.
 
         Com a vinda do Espírito Santo, em Pentecostes, praticamente  nasce a igreja fundada por Jesus Cristo.(o nome Católica Apostólica Romana veio bem depois. Mas ela é a UNICA continuadora dos apóstolos!). Não é a única, obviamente, que salva. Toda igreja cristã séria, leva à salvação. Jesus disse: QUEM CRÊ E FOR BATIZADO SERÁ SALVO).
 
 É lógico que Jesus não deu este nome, aliás o nome pouco significa, mas a intenção, a ação,  a essência, estas sim, são relevantes.(o espírito de sua igreja é o que interessa!).
 
         O Espírito Santo, então, assume o seu papel de CONTINUADOR DO PROJETO DE DEUS NA HISTÓRIA. Ele é que guia toda a ação pastoral da igreja no mundo. A igreja é monitorada e guiada pelo Divino Espírito Santo de Deus!.
         Bençãos de saúde, paz, harmonia, prosperidade e muita alegria em seus corações,  meus irmãos e minhas irmãs em Cristo. Permaneçam, hoje e sempre, sob o doce Olhar de Deus!!!. Amém!.
==============================================
 
(*)Antoni BigCuore – Autor é Escritor em SP.sp. Acesse seu link: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(texto inspirado em sp.sp. 19.05.2004, e revisado em sp.sp. 05.03.2010)
==============================================