O HOMEM DIANTE DA RIQUEZA

 
Antoni BigCuore*
 
 
 
Evangelho: Lucas (Lc 16, 19-31)
 
O homem rico e o pobre Lázaro
 
 
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19"Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caiam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
 
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: 'Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas'. 25Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós'.
 
27O rico insistiu: 'Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de, meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento'. 29Mas Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!' 30 O rico insistiu: 'Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter'. 31Mas Abraão lhe disse: 'Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos'".Palavra da Salvação!
 
 
Comentário do Evangelho
O rico e Lázaro
 
A parábola evangélica é um alerta premente contra o perigo da riqueza e as consequências desastrosas para quem não sabe se servir dela como meio para obter a salvação eterna. A riqueza pode levar à condenação.
 
O rico simboliza aquela pessoa cuja vida limita-se à busca de prazeres: da comida, da bebida, do vestir-se bem, do locupletar-se com bens materiais. Por isso, não demonstra a mínima preocupação com Deus, nem muito menos com seus semelhantes, de modo especial, os pobres e marginalizados. Interessa-lhes, apenas, quem lhes pode proporcionar prazer, e seus companheiros de orgias. Nada, porém, que possa significar amor e ruptura dos esquemas egoístas.
 
A riqueza estreitava os horizontes do rico da parábola, impedindo-o de ver para além de seu pequeno mundo. O sofrimento do pobre Lázaro, à sua porta, era-lhe desconhecido. Sua fome contrastava com a opulência dos banquetes que o rico oferecia. Seu corpo coberto de feridas, dando-lhe um aspecto asqueroso, chocava-se com a bela aparência dos convivas do rico, bem vestidos e adornados.

O desfecho da parábola parece lógico: a insensibilidade do rico farreador valeu-lhe a condenação eterna de sofrimentos, pois deixara escapar a única chance de construir sua felicidade eterna, fazendo-se solidário com o sofrimento do próximo.
[O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Jaldemir Vitório, ©Paulinas]
 
Para sua reflexão: O rico da parábola não tem nome, o pobre chama-se Lázaro, ou seja, Eleazar, que significa Deus auxilia. Ezequiel nos lembra: “este foi o pecado de Sodoma: soberba, fartura de pão e bem estar aprazível... mas não deu uma mão ao infeliz e pobre” (Ez 16,49). A parábola nos mostra o confronto entre a riqueza injusta e a pobreza, ou seja, entre um rico pecador, pois deus é o seu dinheiro, e um pobre justo e que, depois da morte, haverá castigo e prêmio. De Lázaro se contam os sofrimentos, não as virtudes. Não consegue afugentar nem os cães que lhe lambem a umidade das chagas. Segundo Daniel, “muitos dos que dormem no pó despertarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha perpétua” (Dn 12,2). A riqueza não é uma coisa abominável, quando justa e tem a sua evolução permeada pela justiça e respeito ao próximo. Segundo Jesus, o que vale é a lei do amor ao irmão, uma prática que tem sido difícil de ser aplicada nos dias de hoje. Mas há tempo para que a justiça seja reconhecida e aplicada ao seu irmão do lado; não espere isso só dos outros, comece a mudar o mundo a partir de você! Sobre o versículo 31 encontre uma oportunidade para ler todo o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Se desejar dar uma passada em Romanos, capítulos de 12 a 15, vai se surpreender!
=============================================
(sp.sp. 04.03.2010, 5a.feira, às 17.01 hrs.)(*)autor é Escritor em SP.sp. Acesse seu link:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(mais
 de 1.000 textos, de boa qualidade, à sua disposição.Confira!!!(msgs.bíblicas,auto ajuda,frases, pensamentos,POESIAS, nutrição/vida saudável e letras de músicas!)
=============================================