Quem é como DEUS? - Michel Rodrigo
O livro do Apocalipse (ou da Revelação) de São João é cheio de simbolismos. Não iremos fazer um estudo aprofundado; isto é feito pelos teólogos e exegetas que têm as condições para isso. Nosso objetivo é simplesmente levá-lo a fazer uma leitura há Palavra de Deus.
O primeiro versículo proposto diz: “Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão...” (Ap 12,7)
A nota de rodapé da Bíblia de Jerusalém, deste versículo, diz que “segundo a tradição judaica, Miguel (cf. Dn 10,12-21;12,1) é o combatente de Deus. Seu nome quer dizer: “Quem (é) como Deus?”
Diante do orgulho dos anjos maus, Miguel e os anjos fiéis continuam submissos a Deus, pois haviam experimentado que nada e nem ninguém se comparava ao que Deus é e realiza. Você já constatou esta verdade em sua vida?
Na bíblia podemos ver que satanás queria subir mais alto que as estrelas e mais alto que o trono de Deu para assim colocar seu trono. A intenção de Satanás era ser como Deus (“subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.” Is 14:14), ele também tentou o homem para ser igual a Deus (“Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus...” Gn 3:5), diante disto Deus assim criou Miguel (Mikael).
Mi-Ka-El = Mi – “Aquele/Quem” (é); Ka – “Como”; El – “Deus” = QUEM É COMO DEUS???
Miguel fora criado com este nome para dizer a satanás, quem é como DEUS? O salmista diz: “Todos os meus ossos dirão: Ó Senhor, quem é como tu, que livras o fraco daquele que é mais forte do que ele?” (salmos 35:10).
Depois que Miguel lutou com satanás e venceu; Miguel levou satanás diante de Deus, para que assim Deus tirasse dele o dom de adoração... (Poderíamos entrar mais a fundo sobre este assunto, mas não é isto que queremos falar agora...)
Logo mais adiante no salmo 89:8 diz: “Ó Senhor, Deus dos exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti?”.
Podemos ver que Miguel aparece em apenas cinco passagens na bíblia; cinco são os livros que formam o Pentateuco. Em seguida podemos ver as passagens que Miguel esteve presente.
"O Príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias, mas Miguel, um dos primeiros príncipes, veio em meu auxílio" (Daniel 10:13)
"Ninguém me presta auxílio para estas coisas senão Miguel, vosso Príncipe." (Daniel 10:21)
"Nesse tempo levantar-se-á Miguel, o grande Príncipe, que se conserva junto dos filhos do teu povo. Será um tempo de tal angústia qual jamais terá havido até aquele tempo, desde que as nações existem. Mas nesse tempo o teu povo escapará, isto é, todos os que se encontrarem inscritos no Livro.” (Daniel 12:1)
"E, no entanto, o arcanjo Miguel, quando disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: O Senhor te repreenda!" (Judas 1:9)
"Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais um lugar para eles no céu.” (Apocalipse 12:7)
Com o grito de guerra QUEM É COMO DEUS? que Miguel venceu satanás!
Diante disto podemos perceber que “não há ninguém como Deus"!
• Jesus é criador (João 1,3); Miguel é criatura (Colossenses 1,16);
• Jesus é adorado por Miguel (Hebreus 1,6); Miguel não pode ser adorado (Apocalipse ou Revelação 22,8-9);
• Jesus é o Senhor dos senhores (Apocalipse 17,14); Miguel é príncipe(Daniel 10,13);
• Jesus é Rei dos reis (Apocalipse ou Revelação 17,14); Miguel é príncipe dos Judeus (Daniel 12,1);
• Nenhum anjo alguma vez foi chamado por Deus como seu Filho (Hebreus 1,5-6) e Deus jamais disse "Assenta-te à minha direita" a os anjos (Hebreus 1:13);
• O mundo futuro não sera submetido a nenhum anjo «Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos»(Hebreus 2,5) em cambio sera sumetido a Jesus «a quem constituiu heredeiro de tudo, por quem fez também o mundo.»(Hebreus 1,2);
• Um anjo é um mensageiro de Deus e Miguel lhe traz uma mensagem de Deus a Josue (Js 5,14).
• O mesmo erro de Josué (Js 5,14) ao adorar um anjo foi o que cometeu João (Apocalipse ou Revelação 19,9-10);
• O Filho de Deus por antonomásia não assumiu jamais uma natureza angélica (Hebreus 2,16);
• Os anjos jamais recebem adoração (Colossenses 2, 18; Apocalipse ou Revelação 19,10; 22,9); Jesus recebe adoração de
o - anjos: Hebreus 1,6;
o - dos discípulos: Lucas 24,52;
o - dos crentes: João 9,38;
o - dos santos na glória: Apocalipse ou Revelação 7,9-10;
o - eventualmente de todos: Filipenses 2,10-11; Mateus 9,18; 15,25;
• DEUS não partilha a sua glória com ninguém (Isaías 42,8). Jesus, não um anjo, partilha da glória de DEUS desde antes que o mundo existisse (João 17,5);
• Os anjos são servos desde a sua criação (Hebreus 1,14); Jesus assumiu a condição de servo quando da sua kénosis (Filipenses 2,7);
• Somente ao nome de DEUS todo o joelho se dobrará: «"Por minha vida" - diz Jeová - "todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua reconhecerá abertamente a Deus"» (Romanos 14,11); ao nome de Jesus todos dobrarão o seu joelho: «ao nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor» (Filipenses 2,10-11);
• Os anjos somente podem estar em um único lugar pois a Bíblia jamais afirma que são omnipresentes; Jesus, pelo contrário, é «Aquele que em tudo preenche todas as coisas» (Efésios 1,23); «Aquele que ascendeu muito acima de todos os céus, para que desse plenitude a todas as coisas» (Efésios 4,10); e quem «Sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder» (Hebreus 1,3)»;
• Em Daniel 10,13, Miguel é «um dos principais príncipes»; se fosse identificável com Jesus, pelo que já foi indicado mais acima, ter-se-ia dito «o principal príncipe»; mais: se Miguel é "um dos principais príncipes" e ele é apodado de "arcanjo", podemos, com toda a certeza, ainda que a Bíblia não lhes chame assim - «mas também jamais afirma que Jesus tinha dentes e não obstante...» - saber que existem mais destas criaturas, ou seja, que Miguel não é o único arcanjo, o que invalida algumas interpretações que tentam identificar Jesus com esse anjo.
• O título Príncipe não é exclusivo, Lúcifer é chamado Príncipe (Apocalipse ou Revelação 1,5),(Daniel 8,25),(João 12,31; 14,30; 16,11),(Ef 2,2) , Jacob foi chamado príncipe (Gén 23,6). B. David foi chamado príncipe também (Ezequiel 34,24).
• No livro de Daniel Jesus é chamado "Filho do Homem" (Daniel 7,13-14), Miguel e Lúcifer Príncipes (Daniel 10,13;10,21;12,1).
• Na carta de Judas refere-se a Jesus como Jesus Cristo (Judas 1;4;17;21;25) e a Miguel como arcanjo (Judas 9) sem relacioná-los em nenhum momento.
• lúcifer é chefe de anjos, por isso não se pode afirmar que somente há um chefe de anjos; e, mesmo considerando que houvesse, tem-se de considerar que há diferentes graus de comando (Salmo 103,20-21 , Mateus 26,53).
• O manuscrito grego original de 1 Tessalonicenses 4,16 diz "à voz do arcanjo" fazendo uma distinção de Jesus e do papel de arcanjo.
E com este grito de guerra nós iremos vencer.
QUEM É COMO DEUS???
visite nosso site e faça parte da nação de CRISTO!!!
quemecomodeus.com.br
templodeadoracao@hotmail.com