Exorcismo 
 
     Estava lendo um material sobre o exorcismo, o que é obsessão espiritual e o que é possessão demoníaca. De como a igreja católica abordava no passado e como ela trabalha esta questão hoje. 

     Pois bem, a igreja católica é muito prudente, não age através do impulso e nem faz espetacularização, nem tão pouco segue a onda, isto é, fala que a sociedade quer escutar e nem mostra o que o povo quer ver para ter popularidade. Enfim, ela segue os ensinamentos passados por Jesus e segue também a evolução dos tempos e da ciência. Enfim, ela anuncia o mesmo evangelho ontem, hoje e sempre a qual recebeu como missão através de Jesus e da Tradição, independente agrade ou não gregos e troianos. Em suma, a igreja segundo o tempo mantém os ensinamentos de Jesus de maneira atualizada. 

     Em se tratando do exorcismo, a igreja católica mantém a afirmação da existência do demônio e da ação dele no mundo e no homem. Ainda que alguns teólogos, ou padres às vezes fazem algumas afirmações da não existência do demônio, atribuindo ações demoníacas a desequilíbrios psiquiátricos, emocionais ou mesmo atribuindo os males que ocorrem no mundo fator da ação pura e simplesmente do homem. Porém, este pensamento de alguns membros da igreja católica não é o pensamento oficial da igreja.

     Na verdade, como colocado acima, a igreja católica é prudente e para ela a Fé e Razão caminham juntos, sendo assim a ciência jamais pode ser ignorada. Isto é, a ciência precisa ser ouvida, entendida e acompanhada, não que se a coloque acima da Fé, mas como fator, pois a ciência acaba contribuindo para a firmação da Fé e consecutivamente, levar o homem cada vez mais acreditar na existência de Deus, pois o que a ciência não explica a Fé revela e o que ela explica a Fé confirma.

     Portanto, a cautela da igreja católica em relação à obsessão espiritual e possessão demoníaca é devido ao avanço da ciência e não uma negativa da existência do demônio. No entanto, mesmo com a evolução da ciência ela continua firme e convicta que o demônio existe e que age no homem possuindo seu corpo como também age levando o homem a viver uma vida fora dos princípios de Deus. Isto é, o demônio age induzindo o homem a viver no pecado. 

     A igreja interfere exorcizando uma pessoa quando se dá por convencida, após comprovação médica e por vários sinais apresentado pelo possuído como:
 
     Ø      . Falar línguas estranhas.
     Ø      . Exibir força descomunal, desproporcional ao biotipo do indivíduo. Referir-se a coisas, tempos e lugares que a pessoa jamais viu.
     Ø      . Repudiar Deus, a Virgem Maria, os homens santos, a santa cruz e os retratos/imagens sacros.
     Ø      . Falam palavrões, são agressivos em relação às outras pessoas.
     Ø      . Há uma mudança no olhar e na maneira de falar. Nada parecido com o exagero desses filmes de televisão.
 
     Quando igrejas evangélicas enfatizam a ação do demônio de maneira mais comum, isto é, uma reação anormal de uma pessoa já caracterizando como possessão ou obsessão, de alguma maneira, ela acaba também atingindo êxito, pois a oração cura e liberta o homem independente sua doença ser física ou emocional. Porém, nesta oração caso a pessoa esteja sobre a ação demoníaca a oração exorciza. Enfim, onde está Jesus está a libertação do homem. Portanto, a diferença entre a Igreja católica e as evangélicas em relação ao demônio está no critério utilizado entre uma e outra.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 24/01/2010
Reeditado em 24/01/2010
Código do texto: T2048582
Classificação de conteúdo: seguro