SOLO FÉRTIL

Mt 13.1-9 – “Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galiléia, sentou-se ali e começou a ensinar. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse: - Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um. E Jesus terminou, dizendo: - Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam”. (BLH)

1. Jesus disse que há 4 tipos de terrenos onde se semeia a sua Palavra. São eles: à beira do caminho; solo rochoso; entre espinhos; solo fértil (terra boa).

2. O próprio Jesus explicou para seus discípulos o que significa esta parábola porque aos que crêem na sua Palavra é dado entendimento aos mistérios do Reino de Deus. Vejamos então o que explicou Jesus em Mt 13.18-23:

“Então escutem e aprendam o que a parábola do semeador quer dizer. Aqueles que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração deles. As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são os que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, eles logo abandonam a sua fé. Outros são parecidos com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Eles ouvem a mensagem, mas, quando aparecem as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas, elas sufocam a mensagem, e eles não produzem frutos. E as sementes que foram semeadas em terra boa são aqueles que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: uns, cem; outros, sessenta; e ainda outros, trinta vezes mais do que foi semeado

2.1. Ficar à beira do caminho é ouvir a Palavra de Deus e não buscar o entendimento dela por falta de interesse (Mt 7.7-11 / 2Co 4.4-4).

2.2. Ficar em meio às pedras é ouvir e aceitar a verdade do evangelho, mas fechar o coração e não aceitar a mudança de vida gerada pelos ensinamentos de Jesus Cristo (1Jo 2.15-19 / Ef 4.17-19).

2.3. Ficar no meio dos espinhos e ouvir a Palavra de Deus e depois desistir dela por preferir as práticas de pecado que até então se praticava (2Pe 2.20-22).

2.4. Ficar na Terra Boa é se firmar e permanecer na Palavra de Deus, passar a viver todos os seus ensinamentos à medida que os aprendemos (Jo 8.31,32 / 15.7-10).

Assim, a cada dia, renovemos nossa mente e nos moldemos ao exemplo de Jesus Cristo, o filho perfeito de Deus, o Pai e Criador. Sejamos Solo Fértil para a Palavra de Deus.