Em que estados encontra-se a matéria?

Segundo a Ciência: sólido, líquido, gasoso, plasma e condensado Bose-Einstein.

De acordo com as descobertas da Física do Século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência. A concepção de matéria em oposição a energia que perdurava na Física desde a Idade Média, perdeu um pouco do sentido com a descoberta (anunciada em teoria por Albert Eisntein) de que a matéria era uma forma de energia.

Podem existir três estados de agregação da matéria, que variam conforme a temperatura e a pressão as quais submete-se um corpo.

O estado sólido, que é quando as partículas elementares encontram-se fortemente ligadas, e o corpo possui tanto forma quanto volume definidos.

O estado líquido, no qual as partículas elementares estão unidas mais fracamente do que no estado sólido, e no qual o corpo possui apenas volume definido.

O estado gasoso, no qual as partículas elementares encontram-se fracamente ligadas, não tendo o corpo nem forma e nem volume definidos.

Além dos três principais estados de agregação da matéria, há mais dois outros estados. Físicos do final do século XX demonstraram que existe um quarto estado, o plasma, no qual moléculas já não existem mais e os átomos se encontram desagregados em seus componentes. As temperaturas superiores a 1.000.000ºC, todas as substâncias encontram-se no estado de plasma.

Em 1925, Albert Einstein, juntamente a um físico indiano de nome Satyendra Nath Bose, previu que havia um quinto estado da matéria, que só manifestaria-se em temperaturas baixíssimas, próximas do zero absoluto, valor até então impossível de ser atingido, que equivale a -273,16ºC. O zero absoluto seria exatamente a temperatura de um corpo no qual todos os átomos tivessem parado de se movimentar. O quinto estado da matéria recebeu o nome de Condensado Bose-Einstein.

Segundo os Espíritos (L.E. pergunta nº 22)A matéria existe em estados que não conheceis. Ela pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que não produza nenhuma impressão em vossos sentidos, entretanto, será sempre matéria, embora não o seja para vós.

Há regiões em que a matéria encontra-se ainda em estado muito sutil e rarefeita.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 19/01/2010
Reeditado em 19/01/2010
Código do texto: T2039441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.