SE NÃO FOSSE O SENHOR ...

Está escrito:

Não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga;

Não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,

E nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós;

As águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente;

Águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma.

(Salmos 124:1–5).

Para compreensão do texto se faz necessário ao menos duas coisas:

1. O autor fala sobre águas impetuosas. Como seria isso?

ÍMPETO = l. Movimento arrebatado. 2. Manifestação súbita e violenta; Impulso. 3. Pressa irrefletida; Precipitação.

2. O salmo é um cântico de romagem ou de subida – Os judeus saiam de diferentes locais de Israel, rumo a Jerusalém (onde estava o templo), com o objetivo de cultuar ao Único e Verdadeiro DEUS.

Haviam reais possibilidades de serem atacados pelo caminho, por salteadores que desciam das montanhas. E, cantavam o que? Os salmos que funcionava como uma espécie de hinário religioso (Salmos 120 a 134).

Foi num contexto assim, o salmista cantou (e, ficou sendo entoado pela nação): Não fosse o SENHOR, que esteve ao nosso lado...

Seria oportuno pensar se temos algum cântico de louvor ao SENHOR, ou vivemos entoando a cantiga da perua: Que segundo o sertanejo é de uma nota só: DE PIOR A PIOR???

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 07/01/2010
Código do texto: T2015730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.