CORAGEM! NÃO TENHAIS MEDO!. EU SOU JESUS!
 
Antoni BigCuore*
 
 
 
Evangelho: Marcos (Mc 6, 45-52)
Jesus caminha sobre as águas 

 
Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.
 
49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: "Coragem, sou eu! Não tenhais medo!" 51Então subiu com eles na barca. E o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido. Palavra da Salvação!
 
 
Contexto: O ministério de Jesus na Galiléia.  Leituras paralelas: Mt 14, 22-23; Jo 6, 16-21
 
 
                Comentário do Evangelho
 
 
Comentário A.BigCuore – É natural em todo ser humano sentir medo. Imaginamos um barco enfrentando forte correnteza, às 3 horas da madrugada, é normal que os dsicípulos sentissem medo. .Naquele momento, Jesus não estava com eles.
 
Vendo que eles estavam numa situação difícil, Jesus, foi ao encontro deles andando pelas águas. Eles naturalmente se assustaram pensando tratar-se de um fantasma.
 
“Coragem, sou eu. Não tenhais medo”, disse o Mestre Jesus . Imagino o “alívio” que eles sentiram ao ver que era o Mestre em carne e osso.
 
Trazendo para os dias de hoje, podemos inferir que são grandes os obstáculos que um iniciante na fé, enfrenta,
em seu dia a dia. A tendência, nos fracos, é sucumbir à tentação de desistir de seguir na fé. Mas aí, que reside, o grande mérito dos cristãos.
 
É imperativo neste momento, segurar firme nas mãos de Deus, e deixar a borrasca passar.
Como diz o PE.Jaldemir, “só uma fé sólida, purificada de todo medo, possibilita ao discípulo sobreviver, nas tempestades do mundo”.
 
Quantas vezes enfrentamos situações desesperadoras,tais como, doenças graves, desemprego, desarmonia familiar, gravidez indesejada de uma filha, problemas financeiros, problemas de ordem emocional etc.
 
São situações em que o barco de nossa vida enfrenta como se fossem verdadeiras tempestades, em alto mar. Mas, justamente nesta hora temos de CONFIAR na Providencia Divina e fazer a nossa parte bem feita.
 
Somente em situações como estas que iremos crescer em nossa fé. Ela é um processo diário de crescimento!
Temos de alimentá-la de que maneira?
 
Sem dúvida, pelo Pão do Espírito, que é a palavra de Deus, contida nas Sagradas Escrituras. Ela que irá nos imunizando contra as possíveis enfermidades modernas.
Deus o(a)abençoe hoje e sempre! Shalom! Amém!
=============================================
(*)autor é Escritor em SP.sp. Acesse sua página na net: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp. 06.01.2010, 4ª.feira, às 12,29 hrs.)
=============================================