POR QUE JESUS ESCOLHEU A GALILÉIA?

Antoni BigCuore*

 
O presente comentário é de Jaldemir Vitório para a nossa reflexão de hoje. Jesus começa pela Galiléia, uma vez que ela era tida como a “cidade dos pagãos”. Jesus, assim, começa sua pregação pela parte mais difícil, pregando o Reino de Deus.
“Eu vim para os que estavam perdidos”, disse o Mestre!
 Reflitamos,pois!.
 
Evangelho: Mateus (Mt 4, 12-17.23-25)
 
Jesus percorria a Galiléia proclamando o evangelho do reino
 
 
Naquele tempo, 12ao saber que João tinha si­do preso, Jesus voltou para a Galiléia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galiléia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaias: 15”Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galiléia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz". 17Dai em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: "Convertei-vos, porque o rei no dos céus está próximo”.
 
23Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. 24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia, e da região além do Jordão. Palavra da Salvação!
 
 
 
Comentário o Evangelho
Desponta a salvação
 
O texto do profeta Isaías é importante para compreender os primórdios da pregação de Jesus, na Galiléia. Por que o Mestre escolheu esta região mal-afamada para dar início a seu ministério, e não Jerusalém, a capital religiosa do país?

A Galiléia era tida como terra de pagãos. Daí a expressão: “Galiléia dos pagãos”, como era conhecida. Isto se deveu a um fato histórico.

 
Quando os assírios conquistaram o Reino de Israel, deportaram a população, substituindo-a com povos estrangeiros, de cinco diversas procedências, todos
eles sem nenhuma vinculação com a fé mosaica.
 
 Este episódio levou os judeus a olharem com muito desprezo para os habitantes desta região, mesmo quando, posteriormente, só havia aí população judaica.

Mas, porque Jesus viera para “buscar e salvar o que estava perdido”, escolheu exatamente a Galiléia como ambiente privilegiado para a sua ação missionária.

O profeta havia anunciado: para o povo que jazia nas trevas, brilharia uma grande luz. Afinal, a profecia se cumpriu na pessoa de Jesus. Superando os preconceitos contra os galileus, ele pôs-se a anunciar-lhes a chegada do Reino, e, com ele, a salvação de Deus. O estigma do passado ficou, assim, definitivamente superado. Eles foram os primeiros chamados a se converterem para o Reino de Deus que, em Jesus, se fez presente na história humana.
(O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulinas)
================================================================= 
(*)antoni bigcuore é escritor em SP.sp. Acesse:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore( em SP.sp. 04.01.2010)
=============================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 04/01/2010
Reeditado em 04/01/2010
Código do texto: T2010200
Classificação de conteúdo: seguro