BATALHA ESPÍRITUAL

ESTUDO BÍBLICO

TEMA: BATALHA ESPIRITUAL

TEXTO: EFÉSIOS Cap. 6: 10-18

A conduta do crente na batalha

1-Fortalecimento (v.10)

a. Só está apto a essa batalha os que pertencem ao Senhor

b. Não é uma força física ou intelectual mais no poder do Senhor

c. O que significa que é preciso estar cheio do poder do Espírito

2-Conhecimento (v.11)

a. Precisamos ter conhecimento do equipamento, ou seja, das armas para o combate, se esta arma estiver incompleta vai nos tornar vulnerável aos ataques satânicos.

3-Treinamento (v.11)

a. É preciso que o soldado treine o suficiente para entrar na batalha, já que a guerra é espiritual, somente no quartel general de Cristo os mesmos são equipados e preparados através do ensino da palavra de Deus (2timóteo Cap. 3: 16,17).

O campo de batalha

1-Onde ocorre essa batalha (v.12)

a. Não está limitado a uma área geográfica e terrena

b. Onde estiver um crente fiel, ali se torna um campo de batalha.

c. Isso ocorre nos lugares ou regiões celestiais e não são carnais (2coríntios Cap. 10: 4,5)

Os inimigos da batalha (v.11,12)

a. O diabo (v.11) algumas referências (Ezequiel Cap. 28: 12-17; João Cap. 12.31; 2coríntios Cap. 4.4; Apocalipse Cap. 12: 7-9 e 1Pedro Cap. 5.8)

b. Principado original Archon-Archei significa o “designado em ação”.

c. Poderes ou Potestades-no original Exousias no plural posição de autoridade

d. Príncipe deste mundo tenebroso no original Kosmokratoras significa autoridade religiosa sobre a região, comarca e cidade ex: Diana de Efésio (Atos Cap. 19.27).

e. Hostes ou forças espirituais do mal no original Pneumatikas espíritos significa espíritos imundos, caídos etc.

As armas espirituais da batalha (VV. 13-17)

Paulo descreve essas armas da figura do soldado romano da sua época.

a. “O cinto da verdade” (v.14) servia para prender a couraça do soldado a verdade que é Cristo é o contrário do inimigo o diabo, nossas vestes só podem estar limpas com a verdade.

b. “A couraça da justiça” uma arma defensiva de proteção para o peito, a justiça une-se a verdade e elas podem ser notadas pelos inimigos (Isaías Cap. 59.17; e Efésios Cap. 4.24)

c. “Calçados na preparação do evangelho” (v.15) a importância de anunciar o evangelho (Isaías Cap. 52.7; e Romanos Cap. 10: 13-16).

d. “Escudo da fé (v.16) um arma defensiva que fica presa ao braço e impede que os dardos do inimigo alcancem o corpo do soldado”.

e. “O capacete da salvação” (v.17) servia para proteger a cabeça, a nossa salvação é o nosso capacete, ou seja, a nossa mente dependendo da decisão que tomamos.

f. “A espada do Espírito (v.17) uma arma ofensiva que deve estar sempre na frente do crente (Salmos Cap. 119.11; e Lucas Cap. 2.51)”.

A provisão para a batalha (v.18)

O abastecimento do crente é a oração, apalavra nos alerta que devemos “orar em todo tempo” não dando lugar nem trégua ao diabo (Colossenses Cap. 4.2; 1tessalonissenses Cap. 5.17 e Mateus Cap. 26.41).

EM CRISTO: SERVO DE DEUS WILSON SILVA

wilson silva
Enviado por wilson silva em 01/01/2010
Código do texto: T2006218