Fé ou Razão ou Fé com Razão? Contradição ou complementação?

Não há um indivíduo sequer que não apresente fé em algo (inclusive, existem os que têm fé em uma suposta razão, que embora seja errada, uma má interpretação oblíqua da palavra racionalidade, até a incredulidade é uma fé.

Nem sempre Razão e Fé caminham unidas. Mas isso ocorre exclusivamente quando falamos de pessoas verdadeiramente parvas, que tomam para si uma fé oblíqua e superficial. Porém, quando existe o equilíbrio intelectual e o conhecimento laico fundamental, Razão e Fé andam de braços dados. A razão nos faz distinguir o que é Deus e o que é obra ou iniqüidade do Homem, como por exemplo, essas alienações que observamos por aí em determinadas seitas como o candomblé, com o seu famigerado terreiro de macumba, que, embora eu não acredite no seu suposto poder, sei que essas práticas de macumba servem apenas para fazer o mal a seus praticantes, os afastando de Jesus.

(Li um documento que explicava que Santo Agostinho (Tagaste, 13 de novembro de 354 — Hipona, 28 de agosto de 430), foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo, clérigo e Doutor da Igreja Católica.) expunha que é necessário compreender para crer e crer para compreender, ou seja, a fé e a razão não se contestam, mas, pelo contrário, complementam-se!Já Santo Anselmo (Anselmo de Cantuária (1033/1034, Aosta - 21 de Abril 1109, Canterbury), nascido Anselmo de Aosta (por ser natural de Aosta, hoje na Itália), e também conhecido como Santo Anselmo, foi um influente teólogo e filósofo medieval italiano de origem normanda.) afirmava que “a fé busca a sua própria compreensão”. É uma indagação subentendida: O que seria da minha fé se não fosse minha capacidade de raciocinar? Uma ingenuidade infantil, pois sem ciência, o saber, nem a fé faz sentido. Não vejo a fé cristã conflitante à filosofia, pelo contrário a cada dia que a ciência se desenvolve mais ela se justapõe a essa fé e nos apresenta curas, novas tecnologias e a filosofia, por sua vez, nos afasta do senso comum cheio de crendices e mitologias, ou seja, ambas são partes importantes da natureza humana, e alcançam cada uma pontos que a outra não alcança. Razão sem fé deixa o ser humano frio, descrente. Desumaniza. Fé sem racionalismo acende o fanatismo, fundamentalismo, ingenuidade. A razão e a fé podem coexistir em completo equilíbrio, desde que a pessoa não deixe a fé iludir e a razão submergir. A fé procura se munir da razão e não se esgota jamais. Não existe confusão entre fé e razão, existe conflito quando a fé quer ser razão ou quando a razão quer ser fé; Aprendi que o mundo é repleto de antagônicos que se aperfeiçoam. O que seria do dia sem a noite, do sol sem a precipitação atmosférica, da claridade sem a penumbra e da Fé sem a Razão?Muitos pensam que fé e razão São contrárias, mas na verdade são as duas caras de uma mesma moeda!Javé não deu a razão para o ser humano? Não existem preceitos na natureza? Portanto, porque a fé em Deus tem de contestar esta mesma razão por ele dada e as leis por Ele criadas? Deus não deu a razão para o ser humano? A razão e a fé coexistem harmoniosamente. O conhecimento cientifico e a fé cristã Bíblica podem ser visões correlatas, pois envolvem princípios e perfeitamente compatíveis. Albert Einstein: "A Ciência sem religião é aleijada; a religião sem ciência é cega.” Cada uma olhando a mesma realidade sob um aspecto diferente. É como se três pessoas estivessem descrevendo uma mesma obra de arte tridimensional, mas cada abordagem colocado em ponto de observação diverso. Apesar das definições serem absolutamente diferentes, o objeto descrito é rigorosamente o mesmo. A filosofia se torna um caminho mais complicado, pois Santo Agostinho, que colocou um racionalismo no cristianismo, penou muito para cair em si e ver que as suas perguntas originavam mais perguntas, e que compreender para crer é o Caminho mais longo, árduo e finalmente ele viu que tem que crer para depois compreender.A Filosofia nos manda para frente procurando a razão última das coisas.Neste caminhar nós desconstruímos os mitos essenciais e construímos o conhecimento verdadeiro e legítimo da razão, a razão é o nosso amado príncipe da paz: Jesus Cristo, a única verdade absoluta que existe nesse mundo.

Se ao final do caminhar a fé arrebentar, com certeza ela será um ribeirão transbordante que nenhuma barragem detém, uma loucura que nada limita. Ai sim, compreenderemos que a verdadeira fé advém da razão.Nada nem ninguém arruinará a fé, pois filosofias são maneiras de pensar, reflexões e maneiras de se ver os problemas, e procurar soluções , podem nos ajudar a ter uma visão mais ampla dos fatos. A Filosofia indaga, a Teologia Objeta. Todas as ciências são benéficas quando se usa legitimamente e elas entendem qual é o seu papel.As ciências Físicas tratam da “espectro”A teologia da do Pai, da criação e a Filosofia, faz os questionamentos para que se busque respostas esclarecedoras. Veja que filosofia se estende muito além dos filósofos gregos e romanos, considerando que a sagrada escritura traz muitas questões filosóficas, pois o próprio Divino mestre cristo foi um filósofo, o mais coerente da história da humanidade e a bíblia um documento de suas sagradas opiniões filosóficas.

Observação: Apesar de eu ter usado aqui filosofias de personalidades católicas,não o fiz com intenção tendenciosa, as usei por acreditar que essas devem ser postas em prática por todo cristão.

Saint serviteur de Dieu et le Christ
Enviado por Saint serviteur de Dieu et le Christ em 23/12/2009
Código do texto: T1992733