HOSPITALIDADE
26/11/2009
TEMA: HOSPITALIDADE, COMO EXERCE-LA HOJE EM DIA?
TEXTO: 1 PEDRO CAP. 4:9
A palavra hospitalidade em hebraico “HACHNASAT ORCHIM” palavra que tem o significado de hospitalidade ou “introduzir hóspedes”, atitude considerada essencial entre os israelitas. E do grego (PAILOXENOS- 1 Tm 3.2; Tt 1.8).
Temos inúmeros relatos de hospitalidade na história bíblica, era costume entre os povos do oriente e, obviamente espalhou-se para o resto do mundo. A hospitalidade foi, nos tempos bíblicos, tanto uma responsabilidade coletiva quanto uma virtude particular.
Vejamos alguns exemplos no antigo testamento (Gênesis cap. 18. 1-8; 19.1; Êxodo cap. 2.22; 22.21; Levítico cap. 25.6). Os hebreus davam muita importância a hospitalidade, e isso pode ser mais bem entendido quando Moisés colocou o nome de seu filho que teve com sua esposa Zípora de Gérson, nome advindo do hebraico que significa “hóspede” ou um estranho ali ( Êxodo cap. 2). Nome que se refere a estadia que Moisés teve como hóspede na casa do sacerdote Jetro de Midiã, que logo depois veio a ser seu sogro. No livro do profeta (Isaías cap.58.7), o Senhor Deus pai, lembra ao seu povo na época, que dentre outras coisas, também praticassem a hospitalidade, o que o Senhor Jesus reforça no evangelho de (Mateus cap. 25. 35) o próprio Senhor Jesus foi muito hospedado (Marcos cap. 14.3; Lucas cap. 7.36; 10.38; 14.1; 19.7; 24.29).
Aliás esta prática nos é orientada e muito praticada na nova aliança pelo Senhor Jesus e pelos apóstolos (Marcos cap. 6.7-11; Atos cap. 16.13-15,34; 28.1,2,7; Romanos cap. 12.13; 16.1-3; Hebreus cap. 13.2 e 1Pedro cap. 4.9). Há duas classes de pessoas que requer maior atenção:
1-Aquele que deseja ao episcopado (1Timóteo cap. 3 e Tito cap. 1), é indispensável que o pastor entre as outras qualidades seja hospitaleiro.
2- A mulher para que seja realmente reconhecida pela igreja como viúva, entre outras coisas é necessário que tenha exercitado a hospitalidade. (1Timóteo cap. 5).
Temos uma recomendação muito importante do apóstolo João na sua segunda epístola que não hospedamos, ou recebamos em nossa casa falsos mestres em caráter missionário. Já na sua terceira epístola, ele elogia a Gaio por acolher os irmãos, acolher aqui de uma forma também financeira, já Diótrefes, que tomou a primazia pra si não recebia os irmãos, e não contente com isto, impedia os queriam recebê-los, expulsandos da igreja. Outro que também é elogiado por João é Demétrio.
Vejamos outros exemplos da falta de hospitalidade na bíblia (Números cap. 20; 21; Deuteronômio cap. 23; Juízes cap. 19; 1Samuel cap. 25), nem o próprio Senhor Jesus escapou disso (Lucas cap.9).
E para nós em pleno século vinte um, onde a violência é tamanha, como exercer esta prática já que entre os próprios irmãos já não é tal fácil, imagine hospedar um estranho conforme a orientação bíblica (Lucas cap.14; Hebreus cap. 13.2). Precisamos pedir a Deus, que nos oriente a esse respeito, para evitarmos até mesmo conflitos familiares, pois, apesar do homem ser o cabeça da mulher, é bom que haja uma concordância entre o casal.
Como anfitrião, devemos dar o melhor possível a(s) pessoas(s) que hospedamos em nossa casa. Um grande exemplo de hospitalidade vem da sunamita (2Reis cap. 4), que teve todo cuidado e zelo pelo seu hóspede, não esqueçamos que ouve comum acordo entre o casal.
Outro desafio que temos em nossos dias é cumprir o que o Senhor Jesus, disse em (Lucas cap. 14.12-14), a hospitalidade no sentido social, algo que raramente acontece nos dias de hoje, pois, o que geralmente ocorre é o descrito no versículo doze do texto acima citado.
Como hóspede, não devemos ser crítico ao que vier a mesa (1Coríntios cap. 10.27), claro que o sentido aqui no contexto é de carne sacrificada aos ídolos, porém com nos comportamos caso venha algo a mesa que não gostamos. Primeira orientação: Se você tem uma afinidade com o anfitrião da casa, poderá expressar a ele (a), a situação, caso não tenha será preciso muita sabedoria para lidar com a situação, e não causar um mal estar entre você e o anfitrião.
EM CRISTO WILSON SILVA.