SANTUÁRIO DE DEUS

" NÃO SABEIS QUE SOIS SANTUÁRIO DE DEUS E QUE O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM VÓS?"

(1 Co. 3:16)

------------------------------------------------------------------------------

Todos os cristãos deveriam possuir dons espirituais, através do ESPÍRITO SANTO, mas isso não sucede com todos. (Romanos, 12) Porém, qualquer cristão em quem permanece o ESPÍRITO DE DEUS, torna-se a sua habitação. A igreja também é habitação do ESPÍRITO DE DEUS, coletivamente falando, tal como, nos tempos do antigo pacto, o templo era considerado o lugar de habitação de DEUS, isto é, o lugar geográfico especial onde ele manifestava a sua presença. Esse local geográfico específico é, no presente, a igreja cristã, e é isso que é ensinado neste versículo.

Porém, se a comunidade cristã é habitada do Espírito, é mister que seus membros individuais também sejam habitação de DEUS.

"VÓS, PORÉM, NÃO ESTAIS NA CARNE, MAS NO ESPÍRITO, SE, DE FATO, O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM VÓS. E, SE ALGUÉM NÃO TEM O ESPÍRITO DE CRISTO, ESSE TAL NÃO É DELE." (Rom. 8:9).

A linguagem descritiva do apóstolo Paulo, que falou no Senhor a vir ao seu templo como chama ardente, a fim de purificar e julgar aos seus servos sugeriu a esse apóstolo o pensamento que, realmente, como uma comunidade espiritual, os cristãos são templo do ESPÍRITO, habitação apropriada de DEUS entre os homens. Bastaria esse fato para cumprir neles todos os desígnios de DEUS, impedindo o severo julgamento, porém, a experiência cristã mostra-nos que, a despeito da influência do ESPÍRITO SANTO, a pervertida vontade humana pode transformar a vida cristão em uma ruína.

A perversidade da vontade humana pode ser tão grande que leve o cristão a tornar-se inconsciente até mesmo da presença e da influência do ESPÍRITO DE DEUS. Por causa disso, embora alguém esteja em CRISTO, sua vida pode ser prejudicial a outros e a ele mesmo; e é uma pessoa assim que será adversamente julgada perante o tribunal de CRISTO.

Além da doutrina que DEUS fizera conhecer a sua presença no templo de Jerusalém, no período do antigo pacto, o que era um ensinamento familiar para os primitivos cristãos, havia igualmente a literatura apocalíptica judaica, quem sem dúvida também era familiar para muitos daqueles cristãos, literatura essa que ensinava que, nos últimos tempos, DEUS edificaria um templo no qual pudesse habitar.

Essa doutrina é espiritualizada a fim de indicar a comunidade dos cristãos, tal como se vê em 1 Pedro, 2:5.

"TAMBÉM VÓS MESMOS, COMO PEDRAS QUE VIVEM, SOIS EDIFICADOS CASA ESPIRITUAL PARA SERDES SACARDÓCIO SANTO, A FIM DE OFERECERDES SACRIFÍCIOS ESPIRITUAIS AGRADÁVEIS A DEUS POR INTERMÉDIO DE JESUS CRISTO"

Portanto, aqueles mestres que se inclinava para a contenda e que dividiam a igreja de Corinto com suas facções, eram indivíduos que dependiam da sabedoria do mundo, e não da sabedoria divina. Tais pessoas deveriam compreender que, na realidade, procuravam derrubar a habitação de DEUS, cometendo assim um sacrilégio. Os judeus abominavam qualquer sacrilégio, até mesmo dos templos pagãos, que dirá do templo de DEUS.

"BEM SABEMOS QUE O JUÍZO DE DEUS É SEGUNDO A VERDADE, CONTRA OS QUE PRTICAM TAIS COISAS."(Rm.2:22)

É seguro dizer que nenhum daqueles líderes facciosos da igreja teria ousado entrar em um templo, até mesmo um templo pagão, quanto menos o templo de Jerusalém, destruindo qualquer coisa ali contida. Contudo, em suas ações, pervertiam e procuravam destruir o templo genuíno do ESPÍRITO SANTO, a comunidade dos cristãos, cada um dos quais, individualmente, era templo do ESPÍRITO DE DEUS. Mediante essa ilustração, pois, é possível que tais líderes compreendessem a grande depravação de suas ações. Outrossim, o templo de DEUS é santo; e, por essa mesma razão, é necessário que os cristãos também sejam santos.

Paulo prepara, dessa maneira, o caminho para seus esclarecimentos acerca da degradação moral da igreja de Corinto. (1: Co. 5)

A aplicação dos ensinamentos contidos neste versículo tem uma natureza geral. O que o apóstolo Paulo diz até este ponto visa especialmente os mestres cristãos, mas daqui por diante, todos os cristãos estão na sua mira. Todos são repreendidos por causa de qualquer ação que pretenda corromper o templo de DEUS, incluindo a desarmonia, a desunião, as facções e o espírito de rivalidade.

Paulo, pois, lembra-lhes aqui da posição elevada que ocupavam aos olhos de DEUS, o que ultrapassava a todas as demais instituições religiosas conhecidas no mundo. É verdade que aqueles cristãos de Corinto conheciam a verdade sobre sua elevada posição em CRISTO, mas tão-somente como uma doutrina; mas já haviam perdido o poder e a realidade de tal conhecimento, na vida diária.

"AGORA, POIS, JÁ NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS."(Rm. 8: 1)

Os cristãos são santos por profissão, e deveriam ser puros e limpos, tanto no coração como em seu comportamento exterior. Deveríamos abominar de todo o coração, evitando cuidadosamente, tudo quanto venha ser mantido sagrado para Ele.

"SE ALGUÉM DESTRUIR O SANTUÁRIO DE DEUS, DEUS O DESTRUIRÁ, PORQUE O SANTUÁRIO DE DEUS, QUE SOIS VÓS, É SAGRADO."

(1 Co.3:17)

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro N.T. Interpretado.

O tempo é algo que não volta atrás. Portando, plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe mande flores.

(William Shakespeare)

Wil
Enviado por Wil em 20/12/2009
Código do texto: T1987327