Currículo da vida-Autor: José Lucas Góes Benevides

A vida é uma inacabável aprendizagem e, como principiantes, temos o ensejo de nos divertir, de crescer, de aprender mais e mais através das alegrias e principalmente das dificuldades.

O que seriam problemas e onde estaria essa “escola da vida”? São tantos questionamentos: por que muitos só aprendem "quebrando a cara", enquanto outros permanecem sempre "de boa"?

É na realidade o que todos deveriam fazer, mas nunca fazem: observar a forma como as pessoas mais velhas se comportam - elas possuem um cuidado e deixam um legado em tudo o que fazem. Obviamente, pela ampla experiência e conhecimento que adquiriram ao longo dos anos, elas são uma grande manancial de sabedoria que deveria ser ressaltado. Mas nada mais primoroso que aprender com os próprios erros, para não correr o risco de fazer de novo. Enfim, a vida pode ser uma excelente escola, mas apenas para quem quiser ser bom discípulo, daí, vai aprender muito, mas não tudo, sempre ficará um “quê” a ser completado. Nada nesta vida acontece em vão, tudo tem um propósito e não existe destino “pré- destinado”, você é quem o faz, você faz seu sucesso. Mas temos que tomar cuidado com o coração, porque ele pode ser um desacerto; ouvir a sua voz pode não ser o melhor, às vezes é melhor usar a cabeça. Jamais devemos nos sentir inferiores, senão ficaremos para trás, e nem superiores, pois seremos insuportáveis.

Entre os professores que já tive na Escola da Vida, Jesus Cristo foi o melhor! Mas houve também a Vida: professora maravilhosa! - com ela aprendi sobre a renúncia, sobre a afabilidade e sobre o perdão. A Experiência: austera, constante, mas muito me ensinou. Já tive como professora também a dor, que me ensinou que devo refletir mil vezes antes de pronunciar uma palavra e pensar bem em meus atos e meus sentimentos.

Eu acho muito arriscado me avaliar aprovado em alguma matéria, mas eu diria que a cada vez que eu cometo um erro e entendo com todo o meu ser o erro que eu cometi, eu fui de certa maneira aprovado numa matéria.

Outro professor foi o Tempo: aprendi com ele a ser mais paciente, humano e a batalhar por um ideal, mesmo que este fique escondido na escuridão. Ninguém pode nos ensinar melhor do que os nossos atos, certamente a vida é uma escola onde os sábios passam de ano e amadurecem e os indiferentes bombeiam e perdem o vindouro! Acredito que aprendemos e ensinamos, e esse ensinamento se dá através dos nossos pensamentos, sentimentos, conhecimentos, valores morais, inteligência, cultura, onisciência.

Li um trecho na coluna “À LA CARTE” (site goionews), da qual sou leitor fiel e recomendo a todos os que me leem, assinada pela minha prezadíssima amiga Vera Ribeiro de Carvalho, que julgo pertinente reproduzir aqui: “Perceba que a vida é uma escola e que você está aqui para aprender, passar por todos os testes.” “Problemas são apenas parte do currículo, aparecem e desaparecem como aulas de álgebra, mas as lições que você aprende irão durar uma vida inteira.” Aprendi e tenho aprendido que temos que aproveitar a todo o momento esse maravilhoso dom que Deus nos deu, que é viver e poder amar as pessoas! E a primeira coisa que a vida nos ensina é saber respeitar os outros. Algumas pessoas aprendem rápido, outras, um pouco mais tarde, mas todos nós sempre acabamos aprendendo! Aprendi a ter fé, aprendi que existe um tempo para tudo. Aprendi que é mais simples eu mudar o meu comportamento do que esperar que alguém mude. Aprendi que ninguém é perfeito e nem eu sou, por isso não fico me castigando quando erro e nem espero demais do meu semelhante. Aprendi que devo ser feliz pelo amor que recebo dos que me amam e não sofrer pela preterição de quem não se importa comigo. Que a vida dura “um minuto”! Vamos vivê-la muito bem hoje, porque o ontem já se foi e é imutável, e o amanhã ninguém sabe nem se existirá. A vida, por vezes, nos arrasta por caminhos espinhosos, para nos mostrar que nem tudo são caminhos planos e as rosas também têm espinhos, elas representam as pessoas que cruzam nosso caminho, de quem às vezes cobramos perfeição.

DEUS, com sua infinita bondade, nos disciplina, e a Bíblia diz que Ele disciplina seus filhos porque os ama!

Saint serviteur de Dieu et le Christ
Enviado por Saint serviteur de Dieu et le Christ em 18/12/2009
Código do texto: T1984269
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.